Migalhas Quentes

Queiroz Cavalcanti e banco BMG participam de projeto do TJ/AL

Iniciativa traz sessão de julgamento para para alunos de curso de Direito.

3/6/2022

Alunos do curso de Direito do Centro Universitário CESMAC vivenciaram, na prática, sessão de julgamento presencial promovida pela 1ª Câmara Cível de Alagoas (TJ/AL), no auditório da referida instituição de ensino, em Maceió.

A iniciativa, que contou com a participação do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia e do banco BMG, faz parte do projeto “Interagindo com a Comunidade Acadêmica”, do Tribunal de Justiça de Alagoas, que foi retomado após uma pausa de dois anos devido à pandemia da Covid-19.

Além de imergir a comunidade acadêmica em uma sessão de julgamento real, o projeto atinge fim pedagógico, consolidando conhecimentos adquiridos em sala de aula e inspirando futuros profissionais para atuação nos tribunais.

Sob a presidência do Desembargador Tutmés Airan, a 1ª Câmara julgou uma pauta de 15 recursos havendo, dentre eles, um envolvendo produto bancário.

Alunos de Direito participam de sessão de julgamento da 1ª Câmara Cível do TJAL(Imagem: Foto: Túlio Korossy Marques)

Sistemática

Na prática, os estudantes puderam conferir como ocorrem as sustentações pelos advogados e os debates entre os desembargadores, que detalharam seus fundamentos em cada recurso julgado, facilitando a compreensão da sistemática de uma sessão no tribunal.

A sustentação oral no recurso do Banco BMG foi realizada pelo advogado Lázaro Roberto Silva Junior, sócio da banda Queiroz Cavalcanti Advocacia. Além de ressaltar os fundamentos jurídicos e provas para embasar a tese recursal, o advogado se propôs a contribuir com a proposta acadêmica do evento. Foi realizada breve dinâmica com três alunos, como se cada um deles houvesse contratado um produto bancário diferente - empréstimo consignado tradicional, cartão de crédito consignado e cartão de crédito tradicional. A iniciativa esclareceu as diferenças e peculiaridades de cada forma de contratação dos serviços bancários e foi bem recepcionada pelos ouvintes.      

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Cliente e advogada são mortos a tiros no interior de São Paulo

31/10/2024

STF julgará reajuste automático do piso da educação por portaria do MEC

31/10/2024

Veículo em nome de terceiro pode ser penhorado se posse é do executado

31/10/2024

Juíza revoga medida protetiva após prints provarem versão do acusado

31/10/2024

Câmara rejeita taxar grandes fortunas; regra de impostos vai ao Senado

30/10/2024

Artigos Mais Lidos

O STF em debate - O amigo do rei

31/10/2024

Planejamento sucessório: TJ/SP afirma a legalidade de escritura pública de pacto antenupcial que prevê a renúncia recíproca ao direito sucessório em concorrência com descendentes

1/11/2024

O produtor rural e os novos impostos - A realidade tributária para o agronegócio

1/11/2024

O argumento da hipersuficiência para admitir a pejotização

1/11/2024

O uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação profissional: Aspectos práticos e jurídicos

31/10/2024