Em 2022, o número de brasileiros morando em Portugal bateu recorde: de acordo com o SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, quase 210 mil brasileiros vivem na terrinha. As agências de imigração garantem que a quantidade de brasileiros vivendo lá, na realidade, é muito maior.
Um projeto desenterrado pelo primeiro-ministro português António Costa pode fazer esse número explodir: a proposta cria um visto temporário de curta duração que permite a entrada legal em Portugal de imigrantes com o objetivo de procura de emprego; ou seja, de acordo com o projeto, o cidadão não precisa ter o trabalho garantido para conseguir o visto e lá residir.
A medida é uma forma de contornar a crise demográfica: a população, de pouco mais de 10 milhões de pessoas, é envelhecida e, para cada 100 jovens, há 163,2 idosos. Recentemente, a região do Algarve fez campanha para atrair trabalhadores brasileiros: o governo anunciou que precisava de três mil trabalhadores para serviços relacionados com o turismo. Confira algumas projeções da população residente em Portugal de acordo com o Instituto Nacional de Estatística português.
Migalhas esteve em Portugal e entrevistou a advogada Ghislaine Franco, que explicou mais detalhes do projeto. Vale explicar que, apesar de ser uma proposta promissora, ela ainda não tem data para sair do papel, pois está sendo debatida dentro do orçamento do Estado.