Roque Antonio Carrazza, professor titular de Direito Tributário da PUC/SP, falou em entrevista à TV Migalhas, durante o I Congresso Internacional de Direito Tributário do IAT, sobre o sistema tributário brasileiro. Para ele, o sistema é bom, mas a tributação vai mal: “não por culpa da Constituição, mas por culpa de seus aplicadores”.
“Por culpa do poder Legislativo, que não tem editado as leis que dariam mais operatividade. Por culpa do poder Executivo, que tem abusado da faculdade regulamentária. E por culpa de alguns setores do poder Judiciário que tem trocado a Toga por pasta da Fazenda, e feito cálculos e projeções como se o direito do contribuinte fosse maior ou menor dependendo das quantias que estão em jogo.”
Assista:
O Congresso
De 4 a 6 de maio, acontece o I Congresso Internacional de Direito Tributário do IAT, o Instituto de Aplicação do Tributo. O Congresso tem como tema os "Novos Horizontes da Tributação" e reunirá profissionais que atuam com o Direito Tributário em todo o país e no exterior, com o objetivo de trocar experiências e promover o debate entre participantes da iniciativa privada e do Poder Público.