Migalhas Quentes

"Jovens e inovação" é tema do Dia Mundial da Propriedade Intelectual

O escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, especializado em Propriedade Intelectual, investe em ações positivas para atrair este público.

26/4/2022

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual também nomeado de "World IP Day" ou "WIP-Day".  A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) e é comemorada todo ano com um tema diferente. Em 2022 a campanha será sobre "A Propriedade Intelectual e os jovens que criam inovações por um futuro melhor".

Um dos pontos focais da iniciativa é possibilitar aos jovens descobrir de quais formas os direitos de propriedade intelectual possam ajudá-los em seus objetivos, gerar renda, transformar ideias em realidade, criar empregos e impactar de forma positiva o mundo ao seu redor. O escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, especializado em Propriedade Intelectual, investe em ações positivas para atrair este público. O "Startup Desk", projeto da banca, foi criado para contribuir no crescimento de startups com ênfase na proteção dos direitos ligados à tecnologia no Brasil e no exterior. A iniciativa visa buscar a valorização dessas empresas que passam a deter direitos de exclusividade sobre as suas criações em um formato único, viabilizando-as a proteger seus ativos intelectuais.

"Nós adaptamos a forma de se cobrar honorários para a realidade da empresa de forma a viabilizar a necessária proteção de seus direitos intelectuais em um formato de parceria" , esclarece Luiz Edgard Montaury Pimenta, sócio do escritório.

Luiz Edgard Montaury Pimenta(Imagem: Divulgação)

No site da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) há a informação de 12.676 startups cadastradas no Brasil e também uma pesquisa realizada com o público de 2.500 startups. Destas, 44% são de público jovem, com idades entre 20 e 35 anos. De acordo com os Dados do Radar Tecnológico de 2021, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), existem 3.523 Startups Brasileiras que utilizam a Propriedade Intelectual, destas, 41% estão sem ativos. Outro dado significativo é de que as cinco principais Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAEs) das Startups são: Serviços de TI (1066), Serviços de Informação (468), Educação (220), Outras atividades científicas e técnicas (219) e Serviço administrativo e escritório (194).

"As startups focadas em inovação tem apresentado um crescimento exponencial. A questão preocupante é que muitas delas não se atentam para o quão importante é proteger os direitos de propriedade intelectual e deixam de protegê-los no Brasil e em outros países. E qual o resultado disso? Uma perda de valor no mercado. Um dos nossos principais objetivos é que com esses incentivos o público jovem passe a poder proteger o que de mais valioso essas startups carregam: sua propriedade intelectual", completa Luiz Edgard Montaury.

Sensibilizar o público da campanha deste ano é um passo importante para que os jovens passem a dar o devido valor a adequada proteção à propriedade intelectual e descobrir como ela pode agregar valor ao seu negócio, gerar renda e promover oportunidades de negócios.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja quem são os deputados que apoiam a PEC contra escala 6x1

13/11/2024

Advogada e sua mãe são agredidas por PMs em estacionamento de mercado

13/11/2024

Saiba quem é o homem identificado como responsável por explosões no STF

13/11/2024

Explosões em frente ao STF deixam um morto

13/11/2024

Justiça do Trabalho não aceita validade da terceirização, diz Moraes

12/11/2024

Artigos Mais Lidos

Cobrança do IR do doador em adiantamento da herança?

13/11/2024

Diferenças entre doença, incapacidade, invalidez e deficiência

12/11/2024

A PEC da ilusão

13/11/2024

Saiba o que é o CICC - Contrato de Investimento Conversível em Capital Social

12/11/2024

A casa da mãe Joana legislativa – Mistérios da lei 9.514/97

12/11/2024