Migalhas Quentes

Banco é multado por ligar para usuários da lista de bloqueio

No acórdão, o colegiado considerou não apenas a gravidade da infração, como também o porte econômico instituição

31/3/2022

A 11ª câmara de Direito Público do TJ/SP negou pedido de anulação de autuação e manteve multa aplicada a instituição bancária por fazer ligações de telemarketing a consumidores. Para o colegiado "a infração foi comprovada pelas reclamações dos consumidores lesados junto ao Procon"A multa aplicada foi de R$ 6.662.240.

Tribunal confirma multa aplicada a banco por ligações de telemarketing.(Imagem: Freepik)

De acordo com os autos do processo, a empresa foi autuada pela Procon - Proteção e Defesa do Consumidor por ter realizado ligações de telemarketing para usuários que já haviam se cadastrado em lista de bloqueio.

Ao analisar o caso, o desembargador Jarbas Gomes, relator, destacou que foram afrontadas determinações do CDC, bem como da lei 13.226/08 que trata sobre o bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing. Ademais, para o magistrado a infração foi comprovada pelas reclamações dos consumidores lesados junto ao Procon, que antes da autuação checou a veracidade das informações prestadas.

“A Fundação não lastrou sua autuação apenas nas referidas reclamações, de vez que também se valeu da apuração em diversos sítios eletrônicos, o que permitiu confirmar que tais números estavam vinculados à prestação de serviços em favor da autora, destinado ao oferecimento de produtos financeiros, como cartões de crédito, abertura de conta corrente etc.”

A respeito do alegado excesso na aplicação da multa, Jarbas Gomes afirmou que foi considerada não apenas a gravidade da infração, como também o porte econômico instituição. Nesse sentido, o colegiado, por unanimidade, manteve sentença que negou o pedido de anulação da autuação e multou a instituição financeira em R$ 6.662.240.

Leia o acórdão

Informações: TJ/SP. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Cliente da Claro que recebia mais de 20 ligações por dia será indenizado em R$ 40 mil

1/4/2019
Migalhas Quentes

Consumidor poderá cancelar automaticamente serviços de telefonia sem falar com atendente

7/7/2014

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024