Migalhas Quentes

Lançamento

Esse trabalho visa esclarecer aspectos jurídicos

11/2/2004

Lançamento

 

"Drawback e o Comércio Exterior -Visão Jurídica e Operacional" chega ao mercado para esclarecer pontos principais sobre esse incentivo fiscal aceito por todas as organizações internacionais.

 

 

Acaba de chegar ao mercado editorial excelente publicação sobre um dos mais importantes benefícios do comércio exterior - o drawback. Atualmente, esse incentivo à exportação é utilizado em todo o mundo e é totalmente aceito pelas organizações internacionais, inclusive a OMC - Organização Mundial do Comércio. Embora seja de extrema relevância para os exportadores, raros são os autores que se debruçam sobre o tema com tamanha minúcia e singularidade como fizeram Ana Clarissa M. S. Araújo e Angela Sartori em sua obra "Drawback e o Comércio Exterior -Visão Jurídica e Operacional".

 

Segundo as autoras, o objetivo do livro é examinar o instituto do drawback mediante uma abordagem interdisciplinar que envolve os campos conceituais do Direito Tributário, Direito Internacional e do Comércio Exterior e a operacionalização do regime.

 

Esse trabalho visa esclarecer aspectos jurídicos e econômicos do regime sob o viés de implementação de uma política de exportação, abordando temas como vantagens financeiras, natureza jurídica, penalidades, jurisprudência e análise comparativa do drawback em relação a outros regimes aduaneiros especiais.

 

As autoras incentivam novas indagações sobre o drawback e seu funcionamento, que para elas deve ser explorado em toda a sua potencialidade, como mecanismo eficaz de incentivo à exportação, dentro do novo contexto da economia global.

 

Conforme Roosevelt B. Sosa e Sonia J. Matter, que prefaciam a obra, Ana Clarissa e Angela foram além do rigor técnico, aprofundando opiniões e conceitos, levantando reflexões sobre as mazelas do drawback, ousando abordar temas controversos como a exposição de opiniões doutrinárias divergentes, para colocá-lo, justamente, como o incentivo à exportação por excelência.

 

A obra traz reflexões sobre o desenvolvimento econômico e a política de comércio exterior; relações entre drawback e o comércio internacional; os trâmites que envolvem o regime aduaneiro especial de drawback no Brasil e suas modalidades; formas de extinção do regime; descumprimento do compromisso de exportação e processo administrativo fiscal; penalidades aplicáveis ao regime; comparativo entre drawback suspensão e outros regimes aduaneiros; drawback e ICMS; principais órgãos da administração pública intervenientes nas operações de comércio exterior; e problemas que dificultam o pleno acesso ao incentivo do drawback no Brasil.

 

Ana Clarissa é advogada e consultora de empresas na área de Comércio Exterior, graduada pela Universidade de São Paulo-USP, com habilitação em Direito de Empresas, mestranda em Direito Tributário pela PUC/SP, especialista em Direito Processual e Tributário Material pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários-IBET, onde também é professora.

 

Angela Sartori é advogada e consultora de empresas na área de Comércio Exterior, especialista em Direito Tributário pela PUC-SP e em Direito Internacional das Relações Econômicas e do Comércio pela FGV-GVLaw.

 

________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Unimed deve devolver valores de reajustes abusivos de plano desde 2020

23/4/2025

PF investiga fraude de R$ 6,3 bilhões no INSS; Justiça afasta presidente

23/4/2025

Advogado vê parcialidade, grava audiência e juiz se declara suspeito

22/4/2025

TST: Anulada justa causa de bancária que fazia crossfit durante licença

22/4/2025

STF vê melhora de Bolsonaro ao participar de live e manda citar na UTI

23/4/2025

Artigos Mais Lidos

É agora ou nunca. A janela que se abriu com a IA generativa não vai durar para sempre

22/4/2025

Nova regra para trabalho em feriados e domingos: O que muda para as empresas a partir de julho de 2025?

23/4/2025

Holding patrimonial: Benefícios, economia tributária e por que fazer agora

22/4/2025

STF reforça a licitude da terceirização em atividade-fim e suspende todas as ações envolvendo o tema “pejotização”

22/4/2025

Cobrança de dívida prescrita após decisão do STF: Como advogados podem atuar de forma estratégica e dentro da legalidade

23/4/2025