A obra “Propriedade – Reconstruções na Era do Acesso e do Compartilhamento” (Editora Foco - 208p.), de autoria de Danielle Biazi (Biazi Advogados Associados) trata das principais modificações impostas pela economia de acesso e compartilhamento em relação à propriedade, posse e contratos.
Por meio de análises atuais e contextualizadas, Danielle discute questões voltadas ao compartilhamento em arranjos habitacionais urbanos, como os propostos pelo Airbnb, além da multipropriedade e o chamado modelo cohousing, assim como breve referência às ecovilas. O livro é fruto de sua tese de doutorado, defendida pela PUC-SP.
“Poucos conceitos são tão sólidos e ao mesmo tempo tão intrínsecos ao processo civilizatório como o conceito de propriedade. Recentemente o avanço das tecnologias e própria forma de experimentação dos bens vem provocando uma necessária reflexão sobre as estruturas milenares deste instituto, no trabalho abordadas a partir clássico conceito proprietário até a economia de compartilhamento, modelo este que sugere uma forma de pertencimento cada vez mais personalizada, conectada a conceitos de acesso e também a valores sociais como a sustentabilidade.”, explica a autora.
Sobre a autora
Danielle Biazi (Biazi Advogados Associados) é Doutora e Mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora em cursos de graduação e pós-graduação, e palestrante, também é advogada atuante no Direito Privado, associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Familia (IBDFAM) e Instituto Brasileiro de Estudos em Responsabilidade Civil (IBERC).
______
Ganhadora:
- Patricia Dias de Souza, de Senhor do Bonfim/BA.
___________