Migalhas Quentes

STJ: Além da União, estados e municípios podem intervir em caso de interesse econômico

23/2/2007


Intervenção

STJ: Além da União, Estados e Municípios podem intervir em caso de interesse econômico

Pessoas jurídicas de direito público estadual poderão intervir nas causas em que figurarem como autoras ou rés autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas federais. Foi o que decidiu a Primeira Turma do STJ, com o entendimento de que as pessoas jurídicas que representam, além da União, Estados e Municípios podem adotar a medida judicial pertinente sempre que o seu declarado interesse econômico se transformar em interesse jurídico.

As pessoas jurídicas de direito público estadual poderão intervir nas causas cuja decisão possa ter reflexos e que tenham natureza econômica, para esclarecer questões de fato e de direito. Poderão juntar documentos e memoriais úteis ao exame da matéria e, se for o caso, recorrer.

A Turma teve tal entendimento a partir de uma petição interposta pelo Estado de Alagoas contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O relator, ministro Luiz Fux, estendeu a aplicação do artigo 5º da Lei nº 9.469/97 (clique aqui) às pessoas jurídicas de direito público estadual.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Após 5 anos sem decisão, advogado protocola petição com bolo

12/3/2025

"Fique no seu lugar", diz juiz a advogada; OAB/DF aprova desagravo

11/3/2025

CNJ aprova mudanças em resolução que prevê extinção de execuções fiscais

12/3/2025

Igreja indenizará em R$ 100 mil pastor obrigado a fazer vasectomia

11/3/2025

União abre mão de R$ 11 bi para pagar bônus a advogados públicos

11/3/2025

Artigos Mais Lidos

Erro médico: Como evitar condenações? O guia definitivo para médicos se protegerem de processos

11/3/2025

Reforma tributária para médicos: Como a redução de 60% na alíquota impacta a sua tributação?

12/3/2025

Lombalgia CID e aposentadoria: saiba quando a condição gera direito ao INSS

12/3/2025

Grupo econômico de fato e recuperação judicial. Procedimento a favor do devedor, credores ou preservação da empresa?

12/3/2025

Reforma tributária: Impactos e estratégias para holdings patrimoniais

12/3/2025