Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Crimes Digitais Impróprios"

O livro aborda o grande problema encontrado na motivação e na perpetuação de práticas intolerantes que possuem início no argumento de direito à liberdade de expressão.

20/12/2021

A obra "Crimes Digitais Impróprios" (Editora Appris - 169p.), autoria da pesquisadora e especialista em Direito Constitucional Érika Lousano Sanchez Reis, lança um novo olhar sobre o comportamento humano, principalmente no ambiente digital.

(Imagem: Divulgação)

A autora traz considerações não só filosóficas e sociológicas, mas também acerca do que o ordenamento jurídico brasileiro dispõe sobre o tema. O livro aborda o grande problema encontrado na motivação e na perpetuação de práticas intolerantes que possuem início no argumento de direito à liberdade de expressão.

A pesquisadora aborda a reflexão de que a internet deveria ser instrumento para a abertura de conhecimento e para o incentivo a novas ideias e, consequentemente, para o desenvolvimento humano; porém, atualmente, tem-se identificado também o oposto disso diante de tantos casos de intolerância religiosa, cultural e sexual, discriminação social e intelectual, preconceito contra a raça, a etnia e o gênero.  

Na pesquisa da autora sobre os crimes digitais impróprios foi identificado uma multiplicidade de causas que dão ensejo as práticas delitivas, como também, a falsa sensação de que não há limites no direito de se expressar pelos usuários da rede.

Sobre a autora:

Érika Lousano Sanchez Reis é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba – UNICURITIBA; Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst.; Pós-graduanda em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal - ICPC; Pós-graduanda em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade UNINA; Pós-graduanda em Direito Digital pela Faculdade UNINA; Atualmente, exaspera o início do Mestrado pela Faculdade de Direito de Curitiba – UNICURITIBA, início em Julho de 2022.

_______

Ganhador:

José Eduardo Victor, de Jaú/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Desembargador do TJ/AL não conhece HC e mantém prisão do advogado João Neto

19/4/2025

Conclave: Entenda como funciona a eleição de um novo Papa

21/4/2025

Cacau Show deve indenizar por ovos de chocolate com larvas vivas

20/4/2025

União homoafetiva e aborto: O legado pastoral de Papa Francisco

21/4/2025

Bancos devem indenizar por fraude em empréstimos e Pix

20/4/2025

Artigos Mais Lidos

STF, pejotização e o silêncio imposto à Justiça do Trabalho: A quem interessa uma nação de trabalhadores sem direitos?

19/4/2025

Os impactos da decisão do STF quanto à discussão da pejotização

19/4/2025

TJ/SP declara que recuperação judicial de produtor rural não impede execução contra avalistas: Decisão é marco relevante para o crédito no agronegócio

19/4/2025

Antaq publica novo marco regulatório dos portos: O que muda para concessionárias, operadores e investidores

19/4/2025

10 informações jurídicas essenciais acerca do inventário

21/4/2025