O Congresso aprovou a indicação do senador Antonio Anastasia para ministro do TCU, na vaga que cabe ao Senado.
Naquela Casa Legislativa, Anastasia derrotou a senadora Kátia Abreu e o senador Fernando Bezerra Coelho. Veja como ficou a votação:
- Antonio Anastasia: 52 votos
- Kátia Abreu: 19 votos
- Fernando Bezerra Coelho: 7 votos
Posteriormente, o nome foi aprovado na Câmara dos Deputados: foram 322 a favor, 18 contra e 8 abstenções em votação nominal e secreta. A matéria irá à promulgação.
Advogado no TCU
Antonio Anastasia se formou em Direito na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Posteriormente, concluiu mestrado em Direito Administrativo na mesma universidade.
O conhecimento do mundo jurídico o auxiliou na vida política: antes de ir para o Senado, Anastasia foi vice-governador de MG (2007) e governador do Estado (2010 e 2011).
Anastasia substituirá o ministro Raimundo Carreiro, que foi aprovado em novembro para o cargo de embaixador do Brasil em Portugal. Como Carreiro havia sido uma indicação do Senado, a vaga deve ser preenchida pela mesma origem.
Suplente no Senado, também advogado
Quem assume a vaga de Anastasia é seu suplente, Alexandre Silveira de Oliveira, que também é advogado. Além da carreira jurídica, Alexandre de Oliveira é ex-deputado Federal e o presidente estadual do PSD em Minas Gerais.