A OAB formou a lista sêxtupla para a vaga de desembargador destinada ao Quinto Constitucional da advocacia no TRF da 1ª região. A vacância decorre da posse de Nunes Marques no cargo de ministro do STF. 25 advogados se candidataram.
As inscrições abriram em maio deste ano e os candidatos deveriam possuir notório saber jurídico, reputação ilibada e pelo menos 10 anos de atividade profissional comprovada.
Confira os indicados:
- Flávio Jaime de Moraes Jardim (DF) 25 votos
- Jackson Di Domenico (DF) 23 votos
- José Roberto Machado Farias (AL) 23 votos
- Luis Gustavo Soares Amorim de Sousa (MA) 24 votos
- Maurício Alexandre Perna Neves (DF) 22 votos
- Rebeca Moreno da Silva (RO) 22 votos
Vaga
Kassio Nunes Marques foi indicado por Bolsonaro em outubro de 2020, após a aposentadoria do ministro Celso de Melo. Assumiu o cargo de desembargador no TRF da 1ª região em 2011. Foi representante do quinto constitucional da advocacia no TRF-1, Tribunal no qual exerceu a vice-presidência até abril de 2020.
Desde então, a cadeira de desembargador Federal está à espera do representante da advocacia. No dia 3 de maio deste ano, foi publicado o edital abrindo as inscrições, com término em 24 de junho. Como dito, foram apresentados 25 pedidos de inscrição.
A lista sêxtupla será agora submetida ao TRF. Os desembargadores irão extrair três nomes e a lista tríplice será submetida ao presidente Jair Bolsonaro que é a quem compete a escolha final.