Nesta quarta-feira, 17, durante o IX Fórum Jurídico de Lisboa, Michel Temer falou sobre o impacto de impeachment de governantes para a democracia. Para o ex-presidente, os processos de impedimento criam “traumas institucionais”.
A fala foi proferida em painel sobre “presidencialismo de coalizão e semipresidencialismo”, no qual Temer ponderou os aspectos positivos do modelo semipresidencialista. O ex-presidente ressaltou que a “jovem democracia” brasileira já conta com dois processos de impeachment em sua história, sendo marcada por traumas institucionais.
IX Fórum Jurídico de Lisboa
De 15 a 17 de novembro, acontece em Lisboa o IX Fórum Jurídico de Lisboa. Neste ano, o evento tem como tema "Sistemas Políticos e Gestão de Crises".
A Faculdade de Direito é palco de palestras, painéis e mesa redonda, nos quais os convidados debatem sobre a crise sanitária e as restrições aos direitos fundamentais; responsabilidade civil do Estado e limites orçamentais.
O evento é organizado pelo IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pelo CJP - Instituto de Ciências Jurídico-políticas, pelo CIDP - Centro de Investigação de Direito Público, pelo FUBE - Fórum de Integração Brasil Europa e pela FGV - Fundação Getúlio Vargas.