Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Biografia Não Autorizada do Direito"

É um livro escrito pensando no público não jurídico, mas estudantes e profissionais do Direito também terão proveito com a sua leitura.

25/8/2021

Como acontece de juízes chegarem a decisões diferentes aplicando a mesma lei a casos idênticos? Por que algumas leis pegam e outras não? O que é o ativismo judicial e por qual razão ele tem sido criticado? Os raciocínios jurídicos não são muito opacos e cheios de filigranas inúteis? 

"Biografia Não Autorizada do Direito" (WMF Martins Fontes – 416p.), obra de Fábio Ulhoa Coelhofoi escrita para as pessoas que fazem essas perguntas. Embora não dê todas as respostas, apresenta informações e propõe explicações que podem ajudar na compreensão desse intrincado universo onde estão as leis, os processos judiciais, os legisladores, os juízes, os advogados, a polícia etc.

(Imagem: Arte Migalhas)

É um livro escrito pensando no público não jurídico, mas estudantes e profissionais do direito também terão proveito com a sua leitura. Serve como literatura de apoio nas disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito e Filosofia do Direito.

"Fábio Ulhoa Coelho escreveu um livro fascinante. Erudito e simples, analítico e objetivo, profundo e conciso. Virtudes raras, que não costumam andar juntas. Aqui se tem a diferença entre uma fotografia tradicional e uma obra de arte. Há uma passagem conhecida do Eclesiastes, na qual se lê: 'O que foi é o que há de ser; o que se fez, isso se tornará a fazet. Não há nada de novo debaixo do sol'. Pode ser; não vou comprar essa briga. Mas, mesmo sendo iguais, as coisas sempre podem comportar um novo olhar, um novo ponto de observação, que as torna diferentes. É isso o que faz Fábio Ulhoa Coelho nesta compacta obra-prima. Como a vida deve ser vivida. Não há sofisticação maior que essa." Luís Roberto Barroso, do prefácio

Sobre o autor:

(Imagem: Divulgação)
Fábio Ulhoa Coelho é professor Titular de Direito Comercial da Faculdade de Direito da PUC/SP. Advogado e autor de obras na área do Direito Comercial, Direito Civil e Filosofia do Direito. Leciona nos cursos de graduação, pós-graduação e especialização da PUC-SP desde 1981. Obteve por esta Universidade os títulos de Mestre (1985), Doutor (1991) e Livre docente (1993).




__________

Ganhador:

Julio Mariano Fernandes Praseres, de Jaru/RO

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Consumidor analfabeto é condenado por má-fé ao contestar empréstimo

26/12/2024

Indulto natalino beneficia mães, idosos e pessoas com doenças graves

24/12/2024

Vereador é condenado por falas contra baianos: "vive tocando tambor"

26/12/2024

Daniel Silveira é preso novamente após descumprir regras de Moraes

24/12/2024

Governo publica decreto para disciplinar uso da força policial

25/12/2024

Artigos Mais Lidos

Doença degenerativa da coluna lombar aposenta? Entenda!

26/12/2024

“Salve o Corinthians”

24/12/2024

Comentários ao acórdão proferido no RE 107.248 sobre terço de férias

26/12/2024

A utilização da inteligência artificial no franchising

24/12/2024

Comentários ao anteprojeto do Código de Processo do Trabalho - Do incidente de declaração de grupo econômico (art. 115)

25/12/2024