Migalhas Quentes

Resultado do sorteio - "Corrupção - Sistemas Jurídicos de Combate"

Livro é uma iniciativa dos professores e egressos do curso de Direito da Faculdade EDUVALE e visa informar acerca da interface entre as ciências jurídicas e os atos corruptivos.

6/8/2021

A obra coletiva "Corrupção - Sistemas Jurídicos de Combate" (Letras Jurídicas - 246p.), organizada por José Antonio Gomes Ignácio Junior e Vagner Bertoli, discute a temática central da corrupção, sua definição jurídica e filosófica, suas peculiaridades e seus mecanismos de combate.

(Imagem: Arte Migalhas)

"O fato das instâncias políticas e jurídicas mostrarem-se crescentemente envolvidas em temas focados na corrupção desperta interesse e consciência da população, muito embora o assunto não se revele inédito na história.

Dessa maneira, atentos aos fatos mais relevantes que permeiam a sociedade, os autores discutem, viam artigos científicos, a temática central da corrupção. Por meio de estudos na área do direito público e do direito privado, a obra destina-se aos operadores do direito que desejam informar-se e se aprofundar acerca da corrupção, sua definição jurídica e filosófica, suas peculiaridades e, por derradeiro, seus mecanismos de combate.

Os docentes André Luís Mattos Silva, Caio Eduardo Felício, Carolina Menck de Oliveira Cegarra, Fabiano José de Oliveira Silva, José Antônio Gomes Ignácio Júnior, Tiony Barros e Vagner Bertoli, juntamente com os egressosdo curso de Direito João Lucas Martins e Raquel Marrafon Nicolosi são os responsáveis pela obra.

As reflexões abordam, por exemplo, a eventual necessidade de um principio explicito de combate á corrupção, a presença da corrupção nos atos licitatórios, o manejo da Ação Popular para conter o problema e a Lei Rouanet, entre outros temas, todos apresentando uma interface com o eixo temático.

O livro convoca à reflexão sobre o conteúdo de destaque, que merece ser amplamente conhecido, divulgado e debatido por todos". Os organizadores

Sobre os organizadores:

José Antonio Gomes Ignácio Junior é advogado. Professor de Direito na Faculdade EDUVALE.Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões, Portugal. Mestre em Teoria do Direito e do Estado. Pós-graduado em Direito Tributário (UNIVEM) e Público. Graduado em Direito e Administração.

Vagner Bertoli é doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões, Portugal. Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Bauru. Especialização em "A Produção do Conhecimento na Prática Docente". Especialização em Ciências Criminais. Especialização em Direito Processual Civil. Especialização em andamento Direito Digital. Delegado de Polícia aposentado da Polícia Civil de São Paulo. Professor. Atualmente advoga preferencialmente na área de Direito Público na Sociedade de Advogados Bertoli & Demarquis.

__________

Ganhador:

Henrique Candeia Biolchi, de Lagoa Vermelha/RS

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

STJ julga impenhorabilidade de aplicações de até 40 salários-mínimos

18/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024