Na última sessão da 1ª turma do STF do semestre, realizada nesta terça-feira, 29, o presidente do colegiado, ministro Dias Toffoli, apresentou um balanço dos julgamentos realizados no período.
Foram julgados 3.229 processos, dos quais 47 tiveram análise nas 11 sessões ordinárias por videoconferência e 3.182 foram julgados nas 21 sessões virtuais.
As principais classes julgadas foram habeas corpus (1.265 processos), reclamações (609), agravos em recursos extraordinários (416), RHCs (374) e REs (328).
Vacina, já!
Toffoli lembrou que este foi mais um semestre de desafios, mas também de união de forças em razão da pandemia da covid-19, que já ocasionou mais de 514 mil mortes no Brasil. Por fim, destacou que julho deverá ser um mês de renovação das esperanças com o avanço da vacinação dos brasileiros.
"Nesse momento, expresso, mais uma vez, nossa mais profunda solidariedade e nossos pêsames às famílias enlutadas. Em meio à pandemia, passamos a conviver com a incerteza quanto ao futuro, a temer por nossa própria saúde e pela daqueles que amamos. Esperamos que este mês de julho seja de renovação das energias, mas também de renovação das esperanças, com o avanço da vacinação da população brasileira."