Migalhas Quentes

Cármen Lúcia autoriza inquérito contra Ricardo Salles

Ricardo Salles é investigado pela suposta prática do delito de advocacia administrativa e por dificultar fiscalização ambiental.

2/6/2021

Nesta quarta-feira, 2, a ministra Cármen Lúcia, do STF, atendeu a um pedido da PGR para determinar a instauração de inquérito contra o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. A investigação vai apurar a prática de crimes como (i) advocacia administrativa; (ii) obstar ou dificultar a fiscalização ambiental e (iii) impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

(Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF/Pedro Ladeira/Folhapress)

A decisão foi tomada no âmbito de notícia-crime apresentada pelo delegado da PF Alexandre Silva Saraiva contra Ricardo Salles, o senador Telmário Mota e o presidente do Ibama Eduardo Bin.

A notícia-crime aponta a prática, em tese, de crimes no âmbito da operação Handroanthus, da PF, responsável pela apreensão recorde de aproximadamente 200.000 m³ de madeira em toras extraídas ilegalmente por organizações criminosas.

Para o delegado, há fortes indícios consistentes em patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administração Pública, “valendo-se da qualidade de funcionário, assim como de embaraçarem investigação de infração penal que envolva organização criminosa – operação androanthus”.

Aprofundamento das investigações

Para Cármen Lúcia, As circunstâncias expostas tornam indispensável o aprofundamento da investigação dos delitos noticiados.

Ademais, a ministra registrou que a investigação penal é dever jurídico do Estado e constitui resposta legítima do ente estatal ao que se contém na notícia do crime.

Cármen Lúcia deferiu, ainda, as diligências requeridas pelo Ministério Público para a oitiva dos proprietários rurais e dos agentes de fiscalização do Ibama e do Departamento de Polícia Federal relacionados à operação.

Veja a íntegra do despacho.

Ibama

Em outro despacho, a ministra Cármen Lúcia determinou, ainda, que a PGR se manifeste com a máxima urgência sobre a condição processual do presidente do Ibama, Eduardo Bin, que, embora esteja relacionado pela Polícia Federal como um dos envolvidos nos fatos, não teve sua situação apreciada.

Veja íntegra do despacho.

Arquivamento

Também em acolhimento à manifestação da PGR, a relatora determinou o arquivamento da notícia crime em relação ao senador Telmário Mota (PROS), por falta de provas.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

PGR pede que STF instaure inquérito para apurar condutas de Salles

1/6/2021
Migalhas Quentes

PGR diz que não foi informada sobre ação da PF contra Salles

19/5/2021
Migalhas Quentes

PF faz busca e apreensão contra Salles e ministério do Meio Ambiente

19/5/2021

Notícias Mais Lidas

Juiz condena Azul por má-fé: "quem subscreveu, parece que não leu" 

24/4/2025

TJ/PR rejeita recurso feito por IA que inventou 43 jurisprudências

25/4/2025

Collor é preso após decisão de Moraes e deve cumprir pena no DF

25/4/2025

SBT deve pagar vencedora de concurso que ficou só com o "cheque gigante"

24/4/2025

"Mórbida patologia": Gilmar critica aplicação da LIA por membros do MP

24/4/2025

Artigos Mais Lidos

Atualização da NR-1: O que é preciso saber?

24/4/2025

Reforma tributária: Impactos nas holdings e no direito societário

24/4/2025

A exclusão do IRPJ e da CSLL da base do PIS e da Cofins: Expectativa de afetação de nova tese tributária no rito de recursos repetitivos

24/4/2025

A exclusão da responsabilidade das instituições bancárias em decorrência da culpa exclusiva do consumidor ou fato de terceiro

24/4/2025

"Pejotização" liberada? Entenda o que está em jogo para o trabalhador brasileiro

24/4/2025