Migalhas Quentes

Damásio é condenado por mais de 1.000 ligações de cobrança a aluno

A instituição de ensino não poderá mais realizar cobrança de modo excessivo e deve evitar ligações para números de terceiras pessoas. Além disso, deve pagar R$ 5 mil de dano moral.

28/4/2021

A juíza de Direito Claudia Akemi Okoda Oshiro Kato, da 4ª vara Cível de SP, condenou a instituição de ensino Damásio Educacional pela cobrança excessiva e em horários inoportunos das mensalidades em atraso de um aluno. Consta nos autos que a instituição ligou mais de mil vezes para cobrar o estudante.

A instituição de ensino deverá pagar R$ 5 mil de dano moral. Além disso, a empresa não poderá mais realizar cobrança de modo excessivo, devendo respeitar os limites do horário comercial e do número de ligações diárias. Também deve evitar ligações para números de terceiras pessoas.

(Imagem: Freepik)

O aluno narrou que, devido a crise econômica ocasionada pela pandemia, deixou de pagar três mensalidades e, a partir da inadimplência, a instituição de ensino passou a ligar excessivamente e em horários inoportunos. Alegou que está sendo impedido de realizar suas atividades, que a instituição de ensino não respeita os momentos de descanso e que houve cobrança no consultório de sua mãe.

Ao apreciar o caso, o magistrado observou que a cobrança é devida, mas deve-se respeitar os limites éticos e constitucionais, “devendo a cobrança ser realizada de modo moderado, sem expor a imagem do autor e sem atrapalhar as suas atividades cotidianas”, afirmou.

“verifica-se que restou caracterizado sem sombra de dúvidas, que há excesso na cobrança, não justificada pela ré.”

De acordo com o juiz, o dano moral é evidente, diante da exposição da imagem do autor ao serem feitas cobranças no consultório de sua mãe e no seu próprio escritório, “dando publicidade do seu débito a terceiros”.

Ao conceder parcialmente o pedido do autor, o juiz também verificou que a instituição de ensino, embora tenha alegado que a cobrança é lícita, não se manifestou em relação ao excesso de cobranças.

O advogado Diego Guerreiro Lopes atuou pelo aluno.

Veja a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Empresa de call center indenizará por excessivas ligações de cobrança

4/1/2021
Migalhas Quentes

Cliente que recebeu 23 ligações indesejadas em um dia será indenizado

2/12/2020
Migalhas Quentes

Banco indenizará idosa por excesso de ligações de cobrança

17/11/2019
Migalhas Quentes

Cliente será indenizado por ligações excessivas de call center

30/7/2014

Notícias Mais Lidas

Estudantes da PUC xingam alunos da USP: "Cotista filho da puta"

17/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB/MG

17/11/2024

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Concurso da UFBA é anulado por amizade entre examinadora e candidata

17/11/2024

Artigos Mais Lidos

O Direito aduaneiro, a logística de comércio exterior e a importância dos Incoterms

16/11/2024

Encarceramento feminino no Brasil: A urgência de visibilizar necessidades

16/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024

Prisão preventiva, duração razoável do processo e alguns cenários

18/11/2024

Gestão de passivo bancário: A chave para a sobrevivência empresarial

17/11/2024