O TJ/SP criou, por meio da resolução CNJ 372/21, o chamado “Balcão Virtual”, que visa a comunicação imediata por videoconferência com o setor de atendimento das unidades judiciais sem necessidade de agendamento.
O projeto-piloto contempla alguns cartórios de 1ª e 2ª instâncias do TJ/SP, que fornecem, exclusivamente, informações relacionadas aos processos em andamento na unidade.
O tribunal informou que há previsão de expansão gradativa do Balcão Virtual para todo o Estado.
Os serviços disponíveis nesse modo de atendimento são:
- Informações sobre andamento de processos físicos ou digitais.
- Senha de acesso a processos digitais para partes e terceiros interessados.
- Informações sobre datas de cumprimento.
- Anotações de cumprimento urgente.
- Acesso urgente aos autos digitais para advogado com procuração juntada pendente de análise.
- Esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos cartorários.
- Informações sobre funcionamento da unidade, horário, canais de atendimentos.
- Orientações a jurados.
- Qualquer informação não disponível nos demais canais on-line do TJ/SP.
“Na atual realidade, em razão das restrições impostas pela pandemia do covid-19, o atendimento virtual aos usuários é uma medida que impacta diretamente no acesso à Justiça, além de beneficiar os cidadãos, já que traz maior segurança aos advogados, uma vez que não precisam se deslocar até o Fórum.”