Sorteio de obras
Migalhas realizou o sorteio das obras "O Papel e a Baixa do Câmbio" e "A Economia em Pessoa" (Editora Reler), organizadas e gentilmente oferecidas por Gustavo H. B. Franco. Confira o ganhador.
Atenção: As obras serão sorteadas para um único migalheiro.
Sobre a obra:
O social, o político, o econômico e o cultural estiveram então estreitamente conectados. A Abolição requeria compensação aos ex-senhores de escravos, auxílios à lavoura, materializados na criação de bancos emissores e na expansão da oferta de moeda. A jovem, insegura e tumultuada República também precisava garantir o apoio dos cafeicultores e dos homens de negócio da capital. A extraordinária expansão monetária protagonizada por Ouro Preto e Rui Barbosa produziu a primeira grande bolha especulativa de nossa história e mergulhou a capital federal numa ânsia incontrolável de enriquecimento rápido, em que o espírito do capitalismo se desvinculava de qualquer ética, protestante ou não.
O terceiro mérito é apontado por Gustavo Franco na introdução do livro. As duas batalhas de Rui Barbosa, a do ministro na execução e a do ex-ministro na justificação, renovam-se até hoje no julgamento de sua ação e nas versões modernas do debate entre metalistas e papelistas.
Sobre a obra:
Este é o segundo volume da Série Rio Bravo, inaugurada ano passado com a publicação de O papel e a baixa do câmbio, reedição do discurso histórico de Rui Barbosa, de 1891, que remete ao início da República e à luta já travada então entre ortodoxia monetária e heterodoxia.
No prefácio de A economia em Pessoa: verbetes contemporâneos, o organizador assinala que o poeta estava excepcionalmente bem equipado para tratar de economia e administração. De um lado, por gerenciar com habilidade uma rede de cerca de setenta pseudônimos e heterônimos, com formações e qualidades as mais diversas. De outro, por ter obtido o seu sustento, em grande medida, dos 15 escritórios comerciais onde trabalhou como empregado e de sua intensa e pouco conhecida atividade como empreendedor.
Vale mencionar que, para a ilustração desta obra, Gustavo Franco fez uma cuidadosa pesquisa iconográfica sobre o poeta e em particular sobre os temas e referências dos artigos. As passagens dos capítulos têm fotos de Pessoa em diferentes fases da vida, o que ajuda o leitor a enxergar as várias faces do poeta, algumas bem pouco conhecidas.
Sobre o autor:
_________________
-
Tatiana Hanatiuk Borowik, da Reckitt Benckiser