Migalhas Quentes

Como começar um planejamento de marketing jurídico em 2021

Confira texto de Guilherme Barbosa, CEO da 3MIND.

28/1/2021

2020 foi de desafios em relação a tudo, para todos: no direito, profissionais tiveram que se adequar para atuar com tantas mudanças em legislação e medidas provisórias do governo federal, enquanto mantinham seus escritórios funcionando durante a crise.

 

Mas com a pandemia no Brasil, muitas oportunidades também surgiram na advocacia, e este é um momento ideal para aproveitá-las: começo de um novo ano, desdobramentos de acontecimentos recentes e a internet mais aberta do que nunca para advogados.

Hoje meu objetivo é compartilhar com você a melhor maneira de estar preparado para enfrentar tudo isso, aproveitar as oportunidades e criar um planejamento de marketing para levar seu negócio ao próximo nível.

O que pode, não pode e ferramentas disponíveis

O artigo 28 do Código de Ética da OAB define claramente o que é permitido aos advogados em se tratando de publicidade: 

“O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”.

O que isso significa na prática?

O advogado pode:

Participar de entrevistas e debates, dar palestras em eventos, e divulgar essas ações

Participar de programas de televisão, rádio, podcasts com conhecimento informativo sobre casos específicos

Ter logotipo do escritório

Ter site, blog, páginas e/ou perfis em redes sociais

Oferecer consultas pagas via telefone

O advogado não pode:

Distribuir folhetos e panfletos

Usar telemarketing para prospectar clientes

Veicular anúncios em televisão ou rádio

Publicar propagandas na internet com valores de honorários

Fazer ofertas diretas com CTA do tipo “ligue agora”

Ferramentas de marketing offline e digital

Abaixo, uma ilustração simples e direta de todas as ferramentas disponíveis dentro do marketing, tanto offline quanto digital.

Entenda que absolutamente tudo que você faz enquanto advogado contribui para sua imagem profissional ou de seu escritório, reputação e, logo, é uma ação de marketing. Ou seja, estar presente em eventos, entregar cartões de visita e postar conteúdos em um blog são todos relevantes.

Mas, sem dúvida, na era da informação, não há nada tão poderoso quanto o marketing de conteúdo. Na 3MIND acreditamos na força dessa ferramenta e comprovamos isso por meio de diversos clientes e seus cases de sucesso pelo Brasil.

Como começar um planejamento de marketing em 5 passos 

Faça uma análise do mercado 

Este é o primeiro ponto: entender o mercado, não só jurídico, mas de comunicação e marketing. Como as pessoas se comunicam? Onde elas estão? Quais informações buscam? Como realizam esta busca?

Falamos sobre as mudanças que a pandemia trouxe, mudanças na legislação trabalhista, auxílios emergenciais e inúmeras medidas provisórias. Isso faz com que o mercado jurídico esteja aquecido.

Em 2021 vamos começar a presenciar os desdobramentos destas ações e teremos aumento de demanda no direito trabalhista, digital, consumidor, civil, entre outros. Entender estas tendências, combinadas às comportamentais, é essencial para um planejamento de sucesso. 

 

Identifique e entenda seu público-alvo 

Você já sabe, ainda que instintivamente, quem é seu público-alvo. Você está em contato com ele todos os dias e, pode inclusive, usar essa vantagem para entendê-lo ainda mais.

Busque entender quais são as dúvidas mais frequentes de seus clientes e como você pode solucioná-las de maneira clara e simples para eles. Neste exercício, pense neles recebendo a informação, lembre de simplificar a entrega, facilitando ao máximo a experiência. 

 

Com seu público identificado e suas maiores dores claras para você, fica muito fácil montar uma estratégia que atenda às necessidades de maneira excelente, garantindo fidelização e ainda por cima atraindo mais clientes.

Analise a concorrência 

Estar de olho na concorrência não precisa ter a conotação negativa de competitividade que já teve. Pense que os concorrentes são aqueles que correm lado a lado, e podem correr juntos, aprendendo um com o outro pelo caminho e se ajudando quando necessário.

Assim, saiba o que seus colegas estão fazendo, e como. Analise formas de comunicação, esteja por dentro dos conteúdos que compartilham, interaja. Isso pode te trazer diversas ideias para seu negócio, e fazer você identificar em quais áreas pode focar - onde existe um gap de mercado que você pode suprir? 

 

Defina estratégias 

Chegou a hora de definir as estratégias do plano de marketing: quais ferramentas você vai usar? Quanto pode investir? O que pretende alcançar?

Recomendamos usar algumas ferramentas em conjunto, com foco em marketing de conteúdo. Aqui na 3MIND já entendemos que compartilhar conhecimento e informação de qualidade com o público é a melhor forma dos advogados se consolidarem no mercado, criarem credibilidade e autoridade nos assuntos que dominam. 

Assim, num cenário como este, a chegada de novos clientes é o próximo passo natural do processo. Então, um exemplo de estratégia pode ser:

- Usar ferramentas X, Y, Z

- Passar mensagem ABCD

- Falar com público-alvo para resolver dor W 

Tenha um cronograma e objetivos 

No começo, mais importante do que qualquer coisa é a qualidade dos conteúdos. No entanto, ter consistência na estratégia e postagens (em se falando de marketing digital) também é fundamental.

Trace um cronograma realista e planeje suas pautas relacionadas à sua área de expertise. Com as tendências de mercado identificadas e análise de concorrência feita, fica fácil ter ideias sobre o que escrever.

Ainda que os resultados não cheguem de uma hora para outra, é importante ter um cronograma e se ater a ele: isso demonstra, acima de tudo, comprometimento para com seu público. 

Orientação especializada 

Se isso tudo parece um pouco demais para você assumir, é interessante contratar uma agência especializada no serviço, que possa orientar você para atingir todos os seus objetivos. 

Na 3MIND desenvolvemos uma metodologia de marketing jurídico com objetivo de ranqueamento na primeira página do Google depois de acertar e errar muitas vezes. Foram diversas estratégias de marketing digital implantadas em mais de 150 escritórios de advocacia em todo o Brasil, para finalmente chegar num modelo ideal.

Hoje, compartilhamos conteúdo de qualidade no nosso blog sobre o tema, temos um canal no YouTube com aulas e um podcast semanal discutindo assuntos relevantes para os advogados, para que você possa se atualizar e lançar sua estratégia de marketing jurídico. 

Além disso, temos um curso gratuito para você saber mais sobre marketing jurídico e como ele pode alavancar os negócios do seu escritório de advocacia. E, claro, estamos à disposição para te ajudar!

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024