Migalhas Quentes

Corte Especial do STJ presta homenagem ao ministro Napoleão

Ministro teve sua aposentadoria publicada no DOU de hoje.

18/12/2020

Corte Especial do STJ se reuniu nesta sexta-feira, 18, encerrando o ano judiciário em sessão por videoconferência destinada a homenagens ao ministro Napoleão Nunes Maia, que teve sua aposentadoria publicada no DOU de hoje.

(Imagem: Gustavo Lima/STJ)

O ministro Humberto Martins, presidente da Corte, entregou uma placa comemorativa a Napoleão com a mensagem: “Caríssimo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, magistrado que honra a toga. O seu brilhantismo e a sua sensatez ficarão gravados na história do Tribunal da Cidadania.

Humberto Martins disse que a homenagem é simples, mas de coração e reconhecimento pelo seu notável trabalho em favor da magistratura, das instituições democráticas e do Brasil.

Ainda foi entregue ao futuro aposentado com fotolivro com sua trajetória na Corte e um broche simbolizando o ouro da vida. 

Falando em nome do Tribunal, o presidente proferiu mensagem dele e do ministro Jorge Mussi, reconhecendo o amigo, magistrado e cidadão que Napoleão representa.

“A comarca de Limoeiro do Norte, sertão do Ceará, viu nascer em 30 de dezembro de 1945, uma criança que estaria obstinada ao universo jurídico. Já existia uma profecia: Napoleão passaria a ser o homem do mundo jurídico.”

Humberto destacou que o ministro se manteve coerente ao longo da vida, com julgamento humanísticos e baseado na lei e na Constituição. “Um humanista, porque nunca esqueceu o olhar do sertanejo, dos mais humildes e do cidadão e da cidadã em defesa da cidadania”, ressaltou.

A Corte encerrou as homenagens com um vídeo documentário sobre o ministro. Confira.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024