Migalhas Quentes

Migalhas nº 5.000: A história nestes 20 anos

Com a missão de produzir informação jurídica de qualidade, com humor e olhar crítico, Migalhas criou diversos serviços e produtos desde a edição nº 1. Confira.

15/12/2020

Tudo começou de um sonho. Mas nem o sonho mais extraordinário conseguiria prever a trajetória deste nosso matutino da mídia ao longo dos últimos 20 anos até a edição desta terça-feira, 15.

Estamos, vejam só, na edição de nº 5.000.

O que teve início com um despretensioso e-mail enviado para um pequeno grupo de advogados se tornou a maior comunidade jurídica do país, quiça do mundo, a confraria dos migalheiros.

Entre informativo, site e redes sociais, dezenas de milhões de leitores são abastecidos, todos os dias, com as principais informações do meio jurídico e político. E o melhor: gratuitamente.

Ao longo destas cinco mil edições, o jornalismo ganhou a companhia de diversas outras atividades e serviços para atender à demanda dos leitores. Foi assim que nasceu a seção Correspondentes, uma Editora de livros e até uma produtora de Eventos, todas voltadas ao aprimoramento da comunidade migalheira e buscando oferecer soluções e serviços dos operadores do Direito do século XXI.

Há cinco anos, inaugurou um grande parque gráfico, 100% adaptado às demandas ecológicas, de onde o amado Diretor comanda com pulso firme a devota equipe.

Tantas conquistas só foram possíveis porque contávamos com o bem mais precioso de um veículo de comunicação: a confiança dos nossos leitores, queridos migalheiros.

Seguimos lado a lado informando as grandes transformações e os episódios mais relevantes para o Brasil. E não foram poucos: diversas reformas legislativas, mensalão e Lava Jato, impeachment de presidente da República, etc. Houve até, quem poderia imaginar!, uma pandemia mundial.

Nem o mais ousado dos sonhos teria preconizado tudo o que estava por vir. No meio do caminho, muitos foram os desafios e aprendizados. E uma única certeza: seguimos firmes na convicção de bem informar a comunidade jurídica, com bom humor e olhar crítico, ao longo das próximas 5.000 edições.

Estaremos juntos!

2000
Nasce o informativo, composto por pequenas notas com fundo jurídico e enviado por e-mail, gratuitamente, a um pequeno grupo de advogados. 



2002
Com o aumento do número de leitores foi necessário aumentar o espaço virtual, permitindo que outros pudessem dizer, falar, bradar, debater. Surgia a maior ágora do mundo do Direito, o site Migalhas.


2005
O início da TV Migalhas foi marcado pelo dr. Pintassilgo, o pássaro da Justiça que pousou em mais de cem comarcas do Estado de SP fazendo um diagnóstico humano do Judiciário brasileiro.

Já para a plataforma do Correspondentes, uma equipe foi treinada para atender, de forma ágil e eficiente, todas as solicitações daqueles que porventura procurassem correspondentes em vários cantos do país. 

E com chave de ouro demos o start com as publicações da Editora Migalhas.


2006

Atendendo aos diversos pedidos, do Brasil e do exterior, de interessados em entrar em contato com bancas de advogados, Migalhas inaugurou, em julho de 2006, uma nova seção em seu portal. O Catálogo Jurídico de Escritórios foi inédito no país.


2010
Com uma década já de profícuo trabalho no jornalismo digital, abraçamos a onda das redes sociais, criando o perfil do Migalhas no Twitter.


2011
No ano seguinte, foi a vez do perfil no Facebook e todas as outras que vieram na sequência.


2012
Com o intuito de auxiliar no aprimoramento profissional dos migalheiros, realizamos o primeiro seminário jurídico.


2013
O grupo Estado, do jornal O Estado de S. Paulo, lançou um broadcast com informações políticas e jurídicas, estas últimas produzidas pelo Migalhas, uma parceria que já conta sete anos de sucesso.


2014
Diante do crescimento da comunidade migalheira, foi necessário ampliar a cobertura do poderoso rotativo. Migalhas passou a cobrir diariamente as principais sessões de julgamento dos Tribunais Superiores em Brasília e marcar presença nos mais destacados eventos jurídicos na capital paulista.


2015
Neste ano, mudamos para a atual sede, um grande complexo gráfico onde são produzidas as principais notícias jurídico-políticas que abastecem os milhões de migalheiros diários.


2015
Criado o perfil do Migalhas no Instagram.


2016
Pioneiro no país, Migalhas passou a enviar aos leitores, via WhatsApp, pílulas de informação com os destaques do informativo diário e breaking news. Atualmente, dezenas de milhares de leitores recebem as notícias pelo aplicativo.


2019
Verdadeiro mentor do Migalhas, Goffredo Telles Junior foi homenageado com a 10ª Semana Goffrediana, realizada anualmente em memória do eterno Mestre.


2020
Neste ano, Migalhas expandiu sua atuação com a parceria com o site UOL, abastecendo o portal com informações do meio jurídico.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Rodrigo Maia parabeniza Migalhas por "informar de forma diferenciada o mundo jurídico e político"

15/12/2020
Migalhas Quentes

1.000, 2.000, 3.000, 4.000... Relembre os informativos especiais

15/12/2020
Migalhas Quentes

Migalhas 5.000: Relembre os acontecimentos que marcaram o ano do primeiro rotativo

15/12/2020

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Discriminação nos planos de saúde: A recusa abusiva de adesão de pessoas com TEA

19/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024