A Comissão Especial de Avaliação das Eleições da OAB aprovou que cada seccional tenha a opção de fazer votação online. A sugestão foi apresentada pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, e ainda será deliberada pela presidência do Conselho Federal da OAB.
Délio relatou que com a evolução tecnológica, há plenas condições para a realização de eleições eletrônicas, por ser mais cômodo ao advogado votar de sua casa ou escritório. Sustentou que a implantação seria mais barata e acabaria com a “boca de urna” no dia da votação.
O presidente da OAB/DF citou ainda que outros conselhos profissionais utilizam a votação eletrônica, como o conselho de farmácia.
O coordenador da comissão, Luiz Viana Queiroz, sugeriu que haja procedimento de controle do software e que será proposta a mudança do regulamento geral.
Por unanimidade, a comissão aprovou o parecer do relator. A alteração na redação final incluirá o detalhamento técnico sugerido e será encaminhada para análise e deliberação da presidência do Conselho Federal da OAB.