Migalhas Quentes

STF julgará multa para advogado que abandonar processo

Previsão do CPP dispõe multa de 10 a 100 salários-mínimos para o advogado que abandonar processo sob sua responsabilidade.

18/6/2020

Na sexta-feira, 26, está marcado para ser iniciado em plenário virtual do STF o julgamento de ação que questiona dispositivo do CPP na parte que prevê multa de 10 a 100 salários-mínimos para o advogado que abandonar processo sob sua responsabilidade. A relatora é a ministra Cármen Lúcia.

A ação foi ajuizada pelo Conselho Federal da OAB ao contestar a lei 11.719/08, que alterou o CPP. Tal mudança, restou assim redigido:

“Art. 265.  O defensor não poderá abandonar o processo senão por motivo imperioso, comunicado previamente o juiz, sob pena de multa de 10 (dez) a 100 (cem) salários mínimos, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.”   

Para a Ordem, representada pelo advogado Marcus Vinícius Furtado Coêlho, além de violar o livre exercício da advocacia previsto no artigo 133 da Constituição Federal – por retirar da OAB a atribuição de punir seus inscritos (artigo 5º, XIII), esta alteração no CPP afronta a Constituição ao prever a aplicação de uma pena sem o devido processo legal, por não assegurar ao profissional o exercício do contraditório e da ampla defesa, conforme o artigo 5º, LIV e LV da Carta.

Amicus curiae

O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros foi admitido com amicus curiae. Segundo o advogado Pedro Paulo de Medeiros, representante do Instituto, o artigo em questão “tornou a advocacia criminal um risco desmedido, pois é a única previsão legislativa existente no país que dispensa, para aplicação de uma pena, todas as garantias constitucionais do cidadão”.

Desta forma, a entidade opina pela concessão de liminar para suspender a norma questionada, e no mérito a declaração de inconstitucionalidade do artigo 265 do CPP, com a redação dada pela Lei 11.719/08, ou, pelo menos, a parte que trata da previsão de aplicação de multa.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Multa de abandono processual por falta injustificada em audiência é afastada

15/7/2019
Migalhas Quentes

TJ/SP afasta multa aplicada a advogado por abandono de causa

4/9/2013
Migalhas Quentes

Não cabe multa a advogada por suposto abandono processual

10/7/2013
Migalhas Quentes

Suspensa multa imposta a advogado por ausência em audiência

6/2/2013

Notícias Mais Lidas

Governo Federal lança RG para animais; veja como registrar seu pet

17/4/2025

Larissa Manoela consegue anular contrato vitalício firmado por pais

16/4/2025

A partir de julho, comércio terá nova regra para trabalho em feriados

17/4/2025

Juiz do TJ/SP usou nome falso por razão pessoal "muito triste", diz advogado

18/4/2025

André Mendonça vai a jogo do Santos e aconselha Neymar: "seja exemplo"

17/4/2025

Artigos Mais Lidos

Considerações sobre a decisão da 1ª turma do STF que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu

17/4/2025

Contratos agrários: Parceria ou arrendamento?

17/4/2025

Lei 14.454/22: Constitucionalidade e defesa do direito à saúde

17/4/2025

Diretrizes estabelecidas pela NR 1 – Riscos psicossociais e ambiente de trabalho seguro

17/4/2025

CNJ e novo posicionamento para prescrição e decadência

17/4/2025