Migalhas Quentes

Jurista João Baptista Herkenhoff é homenageado em obra escrita por ex-alunos

Lançamento será dia 19/6, data em que o professor completa 84 anos.

18/6/2020

Ex-alunos, alunos dos ex-alunos e militantes dos Direitos Humanos no Espírito Santo lançam, nesta sexta-feira, 19, a obra coletiva "Direitos Humanos: estudos em homenagem ao Professor João Baptista Herkenhoff", quando o jurista completa 84 anos.

Com a obra, os coautores do livro, que são oriundos de diversas partes do Brasil, expressam o seu reconhecimento e registram uma parte do legado do professor João Baptista Herkenhoff na formação jurídica humanista de milhares de alunos – principalmente no Espírito Santo –, os quais tiveram a oportunidade de aprender e conviver com o maior defensor vivo dos Direitos Humanos no Espírito Santo, que também é um dos mais destacados do Brasil.

A obra foi organizada pela professora Gilsilene Passon P. Francischetto, tendo como autores dos artigos Adriana de Oliveira Gonzaga Bisi, Alessandra Lignani de Miranda Starling e Albuquerque, Bruno Alves de Souza Toledo, Carlos Henrique Bezerra Leite, Cristina Grobério Pazó, Daury Cesar Fabriz, Elda Coelho de Azevedo Bussinguer, Flávia de Sousa Marchezini, Gabriela Pelles Schneider, Leonardo Barros Souza, Marcos Dessaune, Rúbia Zanotelli de Alvarenga, Shara Soares dos Santos, Valdeciliana da Silva Ramos, Verônica Cunha Bezerra, Vitor da Costa Honorato de Siqueira, Vitória Frechiani Bitte e Wilton Bisi Leonel.

O lançamento virtual será às 18h, quando os autores se encontrarão de surpresa com o professor João Baptista Herkenhoff pela plataforma Zoom, a fim de parabenizá-lo pelo aniversário e lhe entregar – de surpresa – um exemplar do livro com a dedicatória de todos os autores. 

A videoconferência será aberta ao público.

Nascido em Cachoeiro do Itapemirim/ES em 19 de junho de 1936, João Baptista Herkenhoff é pós-doutor pela Universidade de Rouen e pela Universidade de Wisconsin, livre-docente pela Ufes, mestre em Direito pela PUC-Rio e graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Espírito Santo. Foi professor da Ufes, promotor de Justiça, juiz do Trabalho e juiz de Direito no Espírito Santo. É membro da Academia Espírito-Santense de Letras e de várias entidades nacionais e internacionais ligadas aos Direitos Humanos. Em 2008, foi agraciado com a "Comenda Jerônimo Monteiro" e com o "Prêmio Dom Luís Fernandes" pelo governo do Estado do Espírito Santo, bem como recebeu o "Prêmio Honorífico Jair Etienne Dessaune" concedido pela Ufes. Em 2006, recebeu o "Prêmio Innovare" pelo seu trabalho Crime: tratamento sem prisão. É jurista e escritor consagrado nacionalmente. Com 50 livros publicados, é professor itinerante, palestrante ativo, articulista de diversos jornais, além de advogado.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024