Migalhas Quentes

Aristoteles discute auditoria da dívida externa com Jubileu

22/11/2006

 

OAB

 

Aristoteles discute auditoria da dívida externa com Jubileu

 

Representantes da Rede Jubileu Sul/Brasil – grupo de movimentos sociais, organizações populares, políticas e religiosas com ramificações na América Latina, Caribe, África e Ásia - reuniram-se ontem (21/11) com o vice-presidente nacional da OAB, Aristoteles Atheniense, para debater os próximos passos em relação à Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 59 - clique aqui) que a OAB move no STF, em prol de uma auditoria na antiga dívida externa brasileira. A dirigente da Unafisco Maria Lucia Fatorelli, a deputada Doutora Clair e o representante da OAB no movimento, Joelson Dias, discutiram com Aristoteles a campanha do Jubileu e ações programadas em relação à ADPF.

 

Na próxima sexta-feira (24/11), os representantes do Jubileu vão se reunir com o ministro relator da ADPF no Supremo, Carlos Ayres Britto. Eles pretendem entregar ao ministro novos dados em reforço aos argumentos apresentados pelo Conselho Federal da OAB quando ajuizou a ação. Ela se fundamentou em descumprimento do artigo 26 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição de 1988, que determinou ao Congresso Nacional a instalação de comissão mista para examinar e periciar os fatos geradores do endividamento externo do País. O mesmo dispositivo determinou que tal comissão fosse instaurada até um ano após a promulgação da Constituição, o que, passados dezoito anos, não foi cumprido até o momento.

 

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Filha pode excluir sobrenome de pai biológico após abandono afetivo

29/6/2024

STJ: Ministra anula julgamento em que advogado sem beca não pôde sustentar

28/6/2024

1ª turma do STF considera estupro beijo em criança de 12 anos

28/6/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Artigos Mais Lidos

A inclusão de sobrenome do padrasto ou madrasta no assento civil

29/6/2024

Cortes de gastos públicos: De opção à imposição

28/6/2024

A força da convicção, as empresas e suas crises

28/6/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024