Com um judiciário cada vez mais sobrecarregado, o uso dos métodos alternativos de soluções de conflitos tem se mostrado cada vez mais célere e eficaz no auxílio à pacificação pessoal e social.
Entre os métodos mais utilizados, a mediação facilita a comunicação entre as partes e propõe reflexões para que ambos cheguem a um acordo favorável. Ela permite aos envolvidos a oportunidade de assumirem o protagonismo na solução do problema, sem terceirizar a um juiz uma decisão que nem sempre irá beneficiar a todos. Quando bem aplicada, a mediação é capaz de resolver 90% dos casos.
Entre os mais utilizados, estão questões cíveis, como negociação de dívidas e relações de consumo, e Direito de Família, como divórcio, guarda de menores e alimentos.
Para debater a importância de seu uso com aqueles que são responsáveis por encerrar as lides que chegam à Justiça, Migalhas realizou o webinar “O Poder Judiciário e a Mediação: uma união necessária”, em parceria com o Instituto Vertus.
Participam como palestrantes:
- Paulo Dias Moura Ribeiro, ministro do STJ
- Lígia Araújo Bisognim, desembargadora do TJ/SP
- José Carlos Ferrreira Alves, desembargador do TJ/SP
- Ricardo Pereira Junior, juiz de Direito e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo
- Rubens Decoussau Tilkian, sócio de Instituto Vertus de Mediação e Decoussau Tilkian Advogados
- Vanderci Álvares, ex-desembargador TJ/SP