Migalhas Quentes

Impactos da Covid- 19 no dia a dia da advocacia criminal e do escritório Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados

O escritório está adaptado à situação atual, desenvolvendo as atividades regularmente.

2/4/2020

Desde o reconhecimento da pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde, muitas medidas foram adotadas no sentido de se aderir ao trabalho remoto como forma de evitar a propagação do novo coronavírus. 

O escritório Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados já atendia pronta e remotamente seus clientes nos sete dias da semana, 24 horas por dia. Por isso, está perfeitamente adaptados à situação atual, desenvolvendo as atividades regularmente, seja no acompanhamento dos casos em andamento, seja em relação ao atendimento de novas demandas.

Os Tribunais e os órgãos de investigação policial, nos âmbitos Estadual e Federal, baixaram portarias para suspensão de prazos e audiências, alterando também seu regime de funcionamento, especialmente o atendimento presencial.

A título de exemplo, na última semana, o Governo do Estado de São Paulo adiantou a implementação de uma medida prevista para o segundo semestre de 2020, ampliando o rol de crimes registrados por meio digital  no website www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov. O portal permite agora que o usuário registre ocorrências de ameaça, estelionato, roubo ou furto a estabelecimento comercial ou residência, roubo ou furto de carga, bem como crimes contra o consumidor.  

Além disso, já há uma iniciativa das autoridades policiais no sentido de flexibilizar a formalidade e permitir o acesso a serviços das Delegacia remotamente, por meio dos endereços de e-mails institucionais, telefone e até mesmo WhatsApp. Apesar de ainda não ser uma medida oficial, alguns delegados estão permitindo o acompanhamento remoto, a realização de depoimentos e até mesmo a lavratura de boletim de ocorrência por meios virtuais. 

Em decorrência dessa situação, por meio de contatos com as autoridades, o escritório tem conseguido substituir o recebimento e envio de ofícios do meio físico para o digital e a lavratura de boletins de ocorrência não passíveis de registro digital, de forma remota, sem a necessidade de deslocamento dos envolvidos. O resultado é um documento, oficial, com o mesmo valor daquele lavrado presencialmente.

Especialmente nesse momento conturbado, mas passageiro, o escritório se coloca mais uma vez à inteira disposição dos clientes, de forma remota, para auxiliá-los em demandas criminais urgentes e não urgentes, sanar dúvidas ou fornecer mais informações sobre o tema. 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF autoriza patrulha preventiva comunitária por guardas municipais

20/2/2025

STF: Moraes compara modelo de policiamento ao do desenho Manda-Chuva

20/2/2025

Por ameaçar servidores, TJ/RJ proíbe acesso de ex-estagiária na Corte

21/2/2025

STF invalida lei que isenta carros elétricos do IPVA

21/2/2025

TST: Apresentar 18 atestados "emendando" feriados justifica dispensa

21/2/2025

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre herança – Novas regras do ITCMD a partir de 2025

21/2/2025

Tema 1.232 do STF: Inclusão de empresa do grupo econômico na execução trabalhista sem participação na fase de conhecimento – Atualizações e perspectivas

21/2/2025

Superendividamento e o juiz legislador: quando a lei vira opcional

21/2/2025

Quando a lei se antecipa ao crime: O limite entre planejamento e execução em atentados

21/2/2025

Fraude à cota de gênero: Risco de desvirtuamento por grupos políticos

21/2/2025