Migalhas Quentes

JT/MG atende sindicato e fixa providências para saúde de trabalhadores em indústrias

Determinações vinculam todas as empresas no âmbito de representação dos requeridos.

31/3/2020

A juíza do Trabalho substituta Fernanda Araújo, de Belo Horizonte/MG, acolheu em parte pedido de sindicato de trabalhadores na indústria, fixando providências diante da pandemia do coronavírus.

O sindicato noticiou que as empresas do setor de siderurgia, metalurgia, mecânica, serralheria e de material elétrico e eletrônico da base territorial do autor continuam a exigir o trabalho presencial de seus empregados, com a reunião de centenas de trabalhadores nas fábricas, sem fornecimento dos EPIs e adoção das medidas sanitárias indispensáveis para evitar o contágio do coronavírus.

A juíza Fernanda Araújo ressaltou, ao deferir tutela, “a urgente necessidade de separação de pessoas”, para evitar a propagação da doença às pessoas sadias. Além de citar o direito à saúde e proteção à vida, previstos na CF, a magistrada mencionou o decreto municipal 17.304/20, com medidas de prevenção à disseminação da covid-19.

Dessa forma, a julgadora reputou forçosa a adoção de medidas necessárias à proteção da saúde dos trabalhadores. Assim, determinou, sob pena de multa:

Já para os trabalhadores que continuarem em atividade durante a pandemia, a juíza ordena que as empresas forneçam a cada um dos trabalhadores os EPIs adequados ao risco e garantam a higienização do ambiente de trabalho. As determinações vinculam todas as empresas no âmbito de representação dos requeridos.

Veja a decisão.

_____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024