Migalhas Quentes

Consumidor será indenizado por produto com defeito

Foi declarada a revelia da empresa por deixar de comparecer à audiência.

28/2/2020

Consumidor consegue indenização por dano moral e restituição de valor pago por produto que apresentou defeito após um mês de uso. Assim decidiu a juíza de Direito Fernanda Travaglia de Macedo, do JEC de Colombo/PR, ao declarar a revelia por parte da empresa.

O consumidor alegou que adquiriu uma serra circular da ré que apresentou problemas após um mês de uso. Mesmo procedendo à troca do produto, a nova serra circular também apresentou defeitos. De acordo com o cliente, a loja não mais retornou suas tentativas de sanar o problema.

A loja, por sua vez, deixou de comparecer em audiência de conciliação e, portanto, foi declarada revelia nos termos do artigo 20 da lei 9.099/95.

Para a juíza, restou comprovada a falha na prestação do serviço pela empresa. Segundo a magistrada, “a parte reclamante apresentou documentos que, somados à presunção de veracidade decorrente da revelia, demonstram os fatos constitutivos de seu direito, tais como comprovante da compra e dos contatos realizados comunicando o vício, cabendo à parte ré a produção das provas da existência de fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor”

Assim, condenou a loja ao pagamento de R$ 5 mil por danos morais, bem como o ressarcimento do valor pago pelo produto. 

O escritório Engel Advogados atuou pelo impetrante no caso.

Confira a íntegra da decisão

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

ABC do CDC

A distinção entre vício e defeito no Código de Defesa do Consumidor

28/2/2019
Migalhas Quentes

STJ: Em defeito recorrente, prazo de solução em 30 dias conta da primeira reclamação

7/11/2018
Migalhas Quentes

Consumidor tem direito de escolher melhor alternativa para reparar defeito em produto

25/9/2017
Migalhas Quentes

Defeito em produto não gera automaticamente danos morais

11/2/2017
Migalhas Quentes

Varejistas não precisam encaminhar produtos com defeito à assistência técnica

15/1/2015
Migalhas de Peso

Troca de produtos: obrigação ou liberalidade?

17/6/2013
Migalhas Quentes

Consumidor tem direito a reparação de falha oculta até o fim da vida útil do produto

19/10/2012
Migalhas Quentes

Cabe ao consumidor escolher como será reparado por defeito não resolvido em produto

15/10/2011
Migalhas de Peso

O produto que comprei deu defeito, o que fazer?

29/7/2011
Migalhas de Peso

Defesa do consumidor: responsabilidade do fornecedor por vício e por defeito do produto ou serviço

29/10/2010

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

STJ mantém exclusão de limite de 150 salários-mínimos para honorários

19/12/2024

TJ/SP autoriza arbitramento de aluguel antes de partilha em divórcio

19/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024