Migalhas Quentes

Tecnologia está entre as prioridades do novo presidente do TJ/SP

Geraldo Pinheiro Franco foi o convidado de honra da primeira reunião-almoço do ano promovida pelo IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo.

14/2/2020

Aconteceu hoje, 14/2, a primeira reunião-almoço do ano do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. O evento contou com a presença do recém-empossado presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo: o desembargador Geraldo Pinheiro Franco. O convidado falou sobre o Poder Judiciário de São Paulo, suas particularidades e desafios. Sem deixar de enaltecer a entidade que vai representar pelo próximo biênio, ele apresentou os valorosos números da corte, que atualmente julga 20% a mais de processos do que aporta na corte. Falou também da efetividade dos CEJUSCS, que em 2019 fez 104 mil acordos pré-processuais e 90 mil acordos na fase processual.

“Faço questão de expor esses números porque é um imperativo decorrente da transparência na administração pública. Uma prestação de contas à sociedade e aos advogados, em especial, que disponibilizam recursos provenientes dos tributos para o sistema de justiça e que legitimamente exige resultados concretos. O jurisdicionado quer eficiência e os números comprovam que ele terá.”

À frente da maior Corte da América Latina, Pinheiro Franco traçou uma espécie de plano de governo, colocando como pontos de sua atenção: defesa do judiciário, autonomia administrativa e financeira do tribunal, aperfeiçoamento das condições de trabalho, saúde física e mental dos servidores, métodos alternativos de solução de conflitos, transparência na prestação pública, jurisdição voluntária e governança digital.

Sobre o último ponto, destacou a importância do investimento em tecnologia da informação para dar celeridade e segurança aos julgamentos e colocou como uma das prioridades de sua gestão.

O Tribunal de São Paulo se qualifica como um Tribunal moderno, um Tribunal célere e eticamente diferenciado(...). Desde a implantação do piloto do processo digital estamos avançando positivamente. Por isso criamos 12 sistemas informatizados, implantamos o projeto 100% digital, investimos em capacitação e valorização dos usuários com o projeto “Justiça Bandeirante”, além das iniciativas de inteligência artificial e implantação do processo digital também na atividade meio de armazenamento. O momento agora é de posicionar o Tribunal de São Paulo como referência nacional na tecnologia da informação em âmbito externo e interno.” Sobre o sistema SAJ, ele afirmou que continuará a ser utilizado pelo Tribunal, inclusive com implemento de novos recursos “Nós não precisamos ter o mesmo sistema digital em todo país. Precisamos de sistemas que interajam nos termos da lei.”

Afável na despedida, sua excelência encerrou o encontro sem economizar elogios aos membros da Justiça Paulista. “Os senhores têm um poder judiciário adequado. Tenham orgulho do Tribunal assim como nós temos orgulho dos advogados do Estado de São Paulo.”

A primeira reunião-almoço de 2020 marca também o retorno da instituição para o Jockey Club de São Paulo. Este evento tradicional e que cumpre importante calendário no cenário nacional teve sua origem no também tradicional clube hípico. E o retorno à Cidade Jardim coincide com a nova fase do hipódromo que vem renovando toda a sua área social desde 2017.

Voltamos para um Jockey com nova feição, mas sempre mantendo a áurea de toda sua história”, comemora o presidente do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Presidente do TJ/SP, Pinheiro Franco concede primeira entrevista à frente da Corte Bandeirante

16/1/2020
Migalhas Quentes

Geraldo Pinheiro Franco é eleito presidente do TJ/SP

4/12/2019

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024