A força-tarefa da operação Lava Jato no RJ denunciou à 7ª vara Criminal Federal os advogados Antonio Figueiredo Basto e Luis Gustavo Flores e o doleiro Dario Messer por evasão de divisas.
A denúncia é desdobramento das operações Calicute, Eficiência, Hic et Ubique e Câmbio, Desligo, com escopo de “aprofundar o desbaratamento dos crimes praticados pela organização criminosa comandada por Sérgio Cabral”.
De acordo com o MPF/RJ, Dario Messer teria participado de operações que envolveram R$ 25 mi. A denúncia cita colaborações premiadas que descreveram “a existência de uma sofisticada rede de doleiros, sediados em diversos Estados da Federação que movimentaram, durante décadas, quantias bilionárias no Brasil e no exterior”.
A denúncia aponta que os atos de evasão foram realizados pelos advogados Antônio Figueiredo Basto e Luis Gustavo Flores, sócios. O escritório Figueiredo Basto defende delatores da Lava Jato no Paraná, como o doleiro Alberto Youssef.
O parquet requer a condenação dos denunciados, determinando-se o valor do confisco e cumulativamente um valor mínimo correspondente ao dobro dos valores evadidos por cada um, para reparação dos danos morais e materiais.
- Processo: 0509503-57.2016.4.02.5101
Veja a denúncia.