Migalhas Quentes

Queda do presidente Evo Morales na Bolívia e a legalidade ou ilegalidade da sucessão presidencial

Em entrevista ao Migalhas Latinoamérica, o advogado constitucionalista boliviano William Bascopé explica a sucessão sob o prisma da Constituição boliviana.

11/12/2019

"A Constituição é a alma dos Estados", dizia o grego Isócrates lá pelo século 436 antes de Cristo. Pois esta afirmação parece ter ficado no tempo. Sob este prisma, daremos uma olhada à recente crise político-social vivida por nossos vizinhos da Bolívia, desde sua Constituição Política.

O advogado constitucionalista boliviano William Bascopé, em entrevista ao Migalhas Latinoamérica, nos explica os fatos acontecidos após o presidente Evo Morales se demitir do cargo.

Evo Morales concorria ao seu quarto mandato nas eleições do 20 de outubro passado, mas uma corrente de descontento já tinha encorajado os bolivianos a tomarem as ruas, para denunciar desobediência ao mandato do popular de 21 de fevereiro de 2016, quando foi negado a Morales o direito à reeleição, além de inúmeras violações aos princípios constitucionais e aos direitos humanos.

A fúria da população se intensificou após a confirmação da colossal fraude eleitoral por um relatório da OEA – Organização dos Estados Americanos. Foram 20 dias de conflito social que terminaram com a saída de Evo Morales rumo ao asilo no México.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia; país sofre grave crise política

11/11/2019

Notícias Mais Lidas

STF vê melhora de Bolsonaro ao participar de live e manda citar na UTI

23/4/2025

Juiz condena Azul por má-fé: "quem subscreveu, parece que não leu" 

24/4/2025

Collor é preso após decisão de Moraes e deve cumprir pena no DF

25/4/2025

TJ/PR rejeita recurso feito por IA que inventou 43 jurisprudências

25/4/2025

SBT deve pagar vencedora de concurso que ficou só com o "cheque gigante"

24/4/2025

Artigos Mais Lidos

Atualização da NR-1: O que é preciso saber?

24/4/2025

Reforma tributária: Impactos nas holdings e no direito societário

24/4/2025

A exclusão do IRPJ e da CSLL da base do PIS e da Cofins: Expectativa de afetação de nova tese tributária no rito de recursos repetitivos

24/4/2025

As lições de Francisco, um Papa garantista

23/4/2025

A exclusão da responsabilidade das instituições bancárias em decorrência da culpa exclusiva do consumidor ou fato de terceiro

24/4/2025