Migalhas Quentes

Empresa de pagamento automático de pedágio deve reembolsar transportadora

Decisão é da 18ª câmara Cível do TJ/PR ao manter a sentença.

28/11/2019

Uma empresa de pagamento automático de pedágios deverá reembolsar uma transportadora de veículos após realizar cobranças indevidas. Decisão é da 18ª câmara Cível do TJ/PR ao manter a sentença.

Consta nos autos que a cobrança indevida nas tarifas de pedágio foi identificada no final de 2013. A transportadora alegou que a empresa estava cobrando valores maiores e desproporcionais ao número de eixos dos caminhões.

A defesa da transportadora afirmou que tentou reaver as cobranças indevidas com a empresa, mas além de não realizar o reembolso, a empresa continuou realizando as cobranças irregulares.

O juízo de 1º grau julgou parcialmente procedente o pedido inicial e condenou a empresa a reembolsar a transportadora. Na sentença, ficou constatado que a empresa agiu de má-fé quando, mesmo ciente das cobranças indevidas, continuou a efetuar as cobranças.

A empresa impetrou recurso alegando que ela apenas repassava integralmente as cobranças perpetradas pelas concessionárias das rodovias e por isso, não teria agido com má-fé.

Ao analisar o recurso, o desembargador Sergio Luiz Patitucci, relator, entendeu que, embora a empresa fosse uma intermediária e repassasse as cobranças, ela possui todos os dados dos veículos que utilizam seu dispositivo, incluindo o número de eixos dos caminhões. Assim, a empresa teria o controle das cobranças, evitando ocorrências desnecessárias: 

“Sendo assim, deve fiscalizar se a cobrança condiz com o número de eixos do veículo, por simples conferência cadastral, o que evitaria cobranças desnecessárias e devolução de valores cobrados indevidamente, bem como, importante salientar que a apelante tem responsabilidade solidária em relação as cobranças indevidas”.

O colegiado seguiu o entendimento do relator e decidiu manter a decisão de origem.

Veja o acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024