Ivan Ahlert e Eduardo Camara se aprofundam no tema e aproveitam a experiência adquirida no decorrer do processo legislativo que culminou na Lei de Propriedade Industrial (lei 9.279/96) para trazer um longo estudo que envolve tanto questões jurídicas quanto técnicas.
Como as patentes são importantes ferramentas para proteger invenções e garantir o desenvolvimento tecnológico, a abrangência da proteção é tema fundamental nas disputas e discussões sobre os direitos patentários. O livro também traz a discussão dos diferentes tipos de infração de direitos patentários e suas exceções, incluindo comentários sobre o tema específico da interpretação das reivindicações que definem a abrangência da proteção assegurada pelas patentes. Além disso, o livro disponibiliza jurisprudência como material suplementar.
Sobre os autores:
Ivan Ahlert é sócio do escritório Dannemann Siemsen. Formado em engenharia mecânica pela UFRJ. Agente da propriedade industrial. Ex-pesquisador convidado do Max-Planck Institute for Foreign and International Patent, Copyright and Competition Law – Munique. Membro da ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, da ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial, da AIPPI – Association Internationale pour la Protection de la Propriété Industrielle e da FICPI – Fédération Internationale des Conseils en Propriété Industrielle, na qual ocupa, atualmente, o cargo de vice-presidente. Autor de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Atuou como assistente técnico e perito judicial em ações de infração e nulidade de patentes e de concorrência desleal.
Eduardo Camara Junior é sócio do escritório Dannemann Siemsen. Formado em engenharia mecânica e em Direito pela PUC-Rio. Agente da propriedade industrial, com especialização em Propriedade Industrial no Franklin Pierce Law Center – University of New Hampshire e em Direito Processual Civil pela PUC-Rio. Membro da ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, da ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial e da AIPLA – American Intellectual Property Law Association. Autor de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Atuou como assistente técnico e advogado em diversas ações de infração e nulidade de patentes e de concorrência desleal.
____________
Ganhadora:
Lorena Marques Magalhães, de Ceilândia/DF
__________