Ao realizar correição ordinária no TRT da 11ª região, o corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, visitou o Projeto Gente Grande, em Manaus/AM. A iniciativa, apoiada pelo TRT, visa combater o trabalho infantil.
Durante a visita, o ministro Lelio Bentes Corrêa ressaltou a importância do projeto.
"O trabalho infantil acaba com as chances das crianças e dos adolescentes de terem acesso à educação, ao lazer, a uma formação saudável, que no futuro vai repercutir na sua atividade profissional. É com muita alegria e muita emoção que eu vejo hoje aqui todo esse entusiasmo e compromisso e, principalmente a alegria das crianças que aqui estão desenvolvendo suas habilidades para depois poderem se tornar adultos e profissionais eficientes e felizes."
Foto: TRT da 1ª região.
O projeto
O PGG surgiu em 2016 e é desenvolvido por uma associação beneficente. A iniciativa se deu a partir de dados levantados a partir de um estudo da entidade, o qual constatou que 75% das crianças e adolescentes abordadas na pesquisa estavam em situação de trabalho infantil – desses, 60% eram oriundos do bairro é sediado o projeto.
O projeto visa proporcionar às crianças e adolescentes conhecimentos e habilidades, preparando-os para inserção no programa Jovem Aprendiz. Os jovens que aceitam sair do trabalho informal e até mesmo da mendicância, participam de quatro ciclos de desenvolvimento – pedagógico, pessoal, tecnológico e profissional –, que duram dois meses cada.
Ao todo, 470 jovens já participaram da capacitação e 120 estão inseridos no mercado de trabalho.
Apoio institucional
De acordo com o TRT da 11ª região, a iniciativa conta com apoio institucional da Corte e só foi possível através da parceria com o MPT, que destinou recursos e multas oriundas de descumprimento de termos de ajuste de conduta.
Informações: TRT da 11ª região.