Um grupo de estudantes portugueses colocou um cartaz contra os alunos brasileiros na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal.
"Grátis se for para atirar a um zuca (que passou à frente no mestrado)", dizia o cartaz que estava em cima de uma caixa com pedras.
A palavra Zuca é uma gíria para se referir aos brasileiros. À revista Veja uma das estudantes da Universidade explicou que no ano passado a seleção para o mestrado na instituição abriu antes da graduação terminar e isso fez com que alguns portugueses só se inscrevessem na segunda oportunidade e, por consequência, muitos brasileiros entraram na primeira fase, que tinha mais vagas.
A direção da faculdade pediu a retirada imediata do cartaz e divulgou uma nota que, apesar de reafirmar o respeito da instituição à “diversidade cultural, étnica e de proveniência”, dizia que a faculdade convive com “a autocrítica, o humor e a sátira”, sem citar medidas disciplinares. No entanto, a questão foi levada ao reitor da universidade, António Cruz Serra, que anunciou à agência Lusa a instauração de um processo disciplinar.
De acordo com o Estadão, estudantes estrangeiros prometem uma grande manifestação na porta da faculdade na quinta-feira, 2 de maio, para pedir medidas contra a xenofobia.