Novo presidente
Tribunal confirma que Calderón venceu eleição no México
O tribunal eleitoral do México reconheceu hoje a vitória do candidato governista Felipe Calderón nas eleições presidenciais do último dia 2 de julho. Calderón, do Partido da Ação Nacional (PAN), foi declarado vitorioso com uma vantagem de 233.831 votos (cerca de 0,5 ponto percentual do total) sobre o segundo colocado, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, que contesta o resultado.
O reconhecimento do resultado pelo tribunal deverá por fim a uma longa batalha judicial que envolveu recontagens parciais dos votos e acusações entre os candidatos. Não está claro, porém, se os protestos de ruas, geralmente em apoio a Obrador, cessarão.
O candidato da oposição já havia dito que não reconheceria a decisão de hoje e que até poderia formar um governo paralelo. Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), pedia a anulação do resultado, alegando que o candidato governista havia conduzido uma "campanha suja".
Um fator usado por Obrador para sustentar sua posição seria o envolvimento do presidente Vicente Fox na campanha.
A juíza Alfonsina Berta Navarro Hidalgo, umas das integrantes do tribunal eleitoral, disse que foram encontrados indícios de problemas nas eleições, mas que eles não justificavam a anulação do resultado. "Não há eleições perfeitas", disse a juíza, segundo a agência de notícias Associated Press.
___________