Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Jurisdição Constitucional Contemporânea: Autonomia, Acoplamento Estrutural e Abstrativização dos Sistemas de Controle"

A obra trata-se de um exame do atual estágio evolutivo da jurisdição constitucional brasileira partindo da premissa da teoria dos sistemas de Niklas Luhmann na dimensão do acoplamento estrutural e da abstrativização dos sistemas de controle de constitucionalidade.

14/11/2018

O livro "Jurisdição Constitucional Contemporânea: Autonomia, Acoplamento Estrutural e Abstrativização dos Sistemas de Controle" (Editar – 336p.), de Eduardo de Oliveira Gouvêa, do escritório CMARTINS Advogados, busca compreender o atual estágio de evolução da jurisdição constitucional contemporânea, dentro da perspectiva da vocação expansiva das decisões do STF.

A obra adotou como paradigma de investigação a teoria dos sistemas elaborada, desenvolvida e institucionalizada por Niklas Luhmann. Nessa estreia, o livro irá tratar de hipóteses que serão aferidas no transcurso da investigação, adotando-se como eixo reflexivo a abstrativização da atividade de controle da higidez constitucional efetivada pelo STF, mormente após o estabelecimento da repercussão geral da questão constitucional.

Qual a razão de no RE, o curador da constitucionalidade não se manifestar defendendo a presunção que milita em favor dos atos normativos, e tal postura ser obrigatória em sede das ações diretas de inconstitucionalidade?

Ainda, é admissível deixar ao alvedrio do STF a escolha dos temas que seriam objeto de julgamento sem que houvesse a participação da sociedade na hora de deliberar a respeito?

Essas são as preocupações centrais do atual estágio da jurisdição constitucional contemporânea. Perguntas que serão enfrentadas no livro.

 

Sobre o autor:

Eduardo de Oliveira Gouvêa é advogado, sócio fundador do escritório CMARTINS Advogados. Doutor em Direito pela UVA, mestre e especialista em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil, professor de Direito Processual e Constitucional. Procurador do RJ.

__________

Ganhadora:

Talita Brito dos Santos, de Brasília

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024