Os promissores avanços das ciências biológicas surpreenderam, de certa forma, as ciências jurídicas, que, como se sabe, estabelecem as regras de organização, bem como as condutas sociais consagradas pelo Estado: a Ética e o Direito.
Edna Raquel Hogemann propõe-se ao exame dos aspectos bioéticos e políticos relacionados ao tema, bem como dos referidos princípios éticos. Em face da proteção das liberdades e dos direitos fundamentais, inerentes à pessoa e ao corpo humano, a autora sugere que as ciências jurídicas não podem ficar alheias à necessária regulamentação desses fatos.
O livro reflete uma preocupação que, nas últimas décadas, a humanidade passou a expressar ao tomar conhecimento dos progressos no campo da biologia molecular, em especial da engenharia genética. O que até então parecia um território vedado ao conhecimento do Homem começou a ser desvendado, e a discussão no plano jurídico requer detida análise.
Sobre a autora:
Edna Raquel Hogemann é doutora e mestre em Direito pela UGF e especialista em Bioética pela Redbiótica UNESCO. Professora permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UNESA/RJ, pesquisadora da FAPERJ e membro da SBPC e da Law and Society Association.
__________
Ganhadora:
Nayane Tamye Takahashi, de Curitiba/PR.
__________