Migalhas Quentes

De olho na digitalização, Telefônica/Vivo lança "Manifesto por um novo Pacto Digital"

Iniciativa convoca governo e sociedade para discutir os impactos da tecnologia no dia a dia das pessoas.

2/10/2018

A Vivo, marca da Telefônica no Brasil, lançou nesta segunda-feira, em SP, o “Manifesto por um novo Pacto Digital", convocando governo, empresas e sociedade para discutir os impactos da tecnologia no dia a dia das pessoas. O projeto foi apresentado pelo Presidente da Telefônica Brasil, Eduardo Navarro, pela Vice-Presidente de Assuntos Corporativos, Camilla Tápias, e pelo chief policy officer da Telefônica S.A., Enrique Medina, que pontou cinco itens de atenção para o desenvolvimento do pacto digital: (1) conectividade - aumentar e melhorar o uso da rede atual; (2) reformar políticas sociais e ficais para as sociedades digitais; (3) empoderar usuários para que eles controlem sua vida digital; (4) desenvolver plataformas mais equitativas e algoritmos responsáveis; (5) modernizar os direitos e políticas regulatórias.

 O encontro contou com um painel provocativo moderado pelo jornalista Pedro Dória, com a participação de Ronaldo Lemos, advogado, professor e especialista em tecnologia, mídia e propriedade intelectual, da pensadora digital, Martha Gabriel, e do Vice-Presidente Executivo da Telefônica, Christian Gebara.

A proposta, que já foi apresentada na Espanha e na Colômbia, traz o duplo desafio de aproveitar as novas oportunidades oferecidas pela digitalização em favor da sociedade e ao mesmo tempo, mitigar os novos riscos associados a ela, conscientizando direitos digitais da mudança de era em que vivemos. A companhia pretende ainda engajar outros players em prol de regulamentações e políticas públicas que pensem em âmbito digital, já que a internet quebrou paradigmas, criou modelos de negócios e revolucionou setores. 

“Estamos vivendo uma revolução digital que influencia a forma como as pessoas se relacionam e interagem, por isso a importância de discutirmos a conectividade para todos como um impulsionador central dessa transformação, aliada à necessidade de modernização de novas leis e regulamentação”, reforça Eduardo Navarro, presidente da Telefônica Brasil/Vivo.

Para nortear este debate, o Manifesto por um Novo Pacto Digital considera cinco princípios: Digitalização; Inclusão Digital; Educação; Segurança & Privacidade; e Modernização de Leis & Políticas Públicas.

Digitalização e Inclusão Digital

 

Digitalização, no sentido de conectividade, é o pontapé inicial para ampliar a inclusão digital. Mais da metade da população mundial ainda não está conectada e para haver uma mudança significativa neste cenário, a implantação da banda larga deve ser prioridade para as administrações públicas. A operadora defende ainda redes de acesso inovadoras e sustentáveis, com modelos de negócios novos e colaborativos e melhores serviços públicos digitais.

Educação

Os governos devem adotar as políticas públicas necessárias para garantir que os cidadãos estejam prontos para viver no novo ambiente digital. Como resultado da força da Internet das coisas (IoT) e da inteligência artificial, que trazem soluções para facilitar a vida das pessoas, em um curto espaço de tempo, muitas funções serão automatizadas. Os profissionais devem estar preparados para adquirir novos conhecimentos e exercer novas atividades. A Vivo defende que, em colaboração com outros agentes sociais, os agentes públicos mobilizem as mudanças necessárias na educação e preparação da sociedade para a transição do trabalho e empregabilidade, garantindo direitos do cidadão em uma era de grandes transformações.

Segurança & Privacidade

Confiança e transparência são pontos importantes para impulsionar mudanças sociais positivas em áreas como saúde, educação, transporte e outros. Para isso, é essencial que os usuários tenham conhecimento e controle sobre seus dados e possam decidir como e quando serão utilizados. A empresa defende o uso responsável da inteligência artificial e dos algoritmos, pautados em princípios éticos e que as plataformas globais tenham um comportamento responsável para garantir uma digitalização mais sustentável. Estas mudanças devem estar acompanhadas de políticas públicas eficientes que garantam a privacidade dos dados e reestabeleçam a confiança digital, defende a empresa.

Modernização de Leis & Políticas Públicas

A modernização de leis e políticas públicas é fundamental para o completo desenvolvimento da sociedade na era digital. Leis, regulamentos e políticas públicas devem contribuir para impulsionar a inovação, o empreendedorismo e definitivamente, a inclusão digital. Tudo isso para garantir os direitos do cidadão na era digital.

Estamos comprometidos em construir o novo Brasil. Queremos ser protagonistas nesse movimento que vai transformar a vida das pessoas, ampliando o acesso dos brasileiros à educação e ao mundo digital, com maior confiança e sustentabilidade”, finaliza Navarro.

CONFIRA A ÍNTEGRA DO MANIFESTO.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024