Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Cognição Sumária – Limites impostos pelo contraditório no processo civil"

Em torno do novo CPC, a obra visa explicar quais os limites impostos pelo quadro constitucional atual.

13/9/2018

O livro "Cognição Sumária – Limites impostos pelo contraditório no processo civil" (Saraiva – 359p.), de autoria de Leonardo Faria Schenk, apresenta uma reflexão sobre as técnicas de sumarização da cognição, procurando um ponto de equilíbrio entre a eficiência e as garantias.

A 'Cognição Sumária' na jurisdição do conhecimento é um dos temas mais importantes no debate contemporâneo do Direito Processual Civil. As técnicas de sumarização dos procedimentos, utilizados em todos os períodos da História para reagir à insatisfação de governantes e governados com a morosidade e o elevado custo da administração da Justiça, continuam a ter grande peso nas reformas processuais, com o impulso das pregações inspiradas na instrumentalidade, na efetividade e na celeridade do processo.

Em tempo de iminente e substancial alteração legislativa no sistema processual civil, a fundamentação das inovações, à luz das garantias fundamentais do processo, é inafastável da produção intelectual. Nesse ambiente de expectativa em torno da publicação de um novo Código de Processo Civil, Cognição Sumária – Limites impostos pelo contraditório no Processo Civil, escrito por Leonardo Faria Schenk e publicado pela Editora Saraiva, explora o assunto para alcançar uma resposta possível à questão de quais seriam os limites impostos pelo quadro constitucional atual, notadamente pela garantia do contraditório, ao emprego, pelo legislador, das técnicas de sumarização da cognição, fruto da onda de aceleração dos processos cíveis.

 

Sobre o autor:

Leonardo Faria Schenk é doutor e mestre em Direito Processual pela UERJ. Professor adjunto de Direito Processual Civil do UNILASALLE/RJ, professor de Direito Processual Civil da EMERJ e advogado.

__________

Ganhador:

Renan Luiz Guedes Pampolha, de Belém/PA

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Unimed deve devolver valores de reajustes abusivos de plano desde 2020

23/4/2025

PF investiga fraude de R$ 6,3 bilhões no INSS; Justiça afasta presidente

23/4/2025

Advogado vê parcialidade, grava audiência e juiz se declara suspeito

22/4/2025

TST: Anulada justa causa de bancária que fazia crossfit durante licença

22/4/2025

STF vê melhora de Bolsonaro ao participar de live e manda citar na UTI

23/4/2025

Artigos Mais Lidos

Nova regra para trabalho em feriados e domingos: O que muda para as empresas a partir de julho de 2025?

23/4/2025

Cobrança de dívida prescrita após decisão do STF: Como advogados podem atuar de forma estratégica e dentro da legalidade

23/4/2025

Prescrição e o novo marco securitário

23/4/2025

Atualização da NR-1: O que é preciso saber?

24/4/2025

Tributação dos ganhos no exterior

23/4/2025