Migalhas Quentes

Geddel será julgado por improbidade administrativa

MPF acusa-o de pressionar para liberação da construção de empreendimento imobiliário de alto padrão, pois havia comprado unidade em edifício.

17/7/2018

A juíza da 5ª Vara Cível da JF/DF, Diana Wanderlei, recebeu ação do MPF contra Geddel Quadros Vieira Lima por ato de improbidade administrativa, quando o réu era ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República.

O MPF alega que, em junho de 2016, Geddel, pressionou o então Ministro de Cultura, Marcelo Calero Faria Garcia, para intervir em decisão a ser proferida pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para a liberação da construção de empreendimento imobiliário de alto padrão, realizado em Salvador/BA, pois havia comprado uma unidade habitacional no 23º andar do edifício “La Vue”.

Em sua decisão, a magistrada afirma que “os documentos juntados à peça vestibular trazem indícios acerca da materialidade e autoria dos atos que são imputados ao requerido, passíveis de enquadramento como atos de improbidade administrativa, modalidade princípios administrativos”, e observa que “a parte autora acostou depoimentos e conversas gravadas entre o Sr. Geddel Quadros e o Sr. Marcelo Calero, todas relativas ao objeto da lide”.

A magistrada acrescentou que “o fato do Parecer Técnico nº 0627/14, 04/11/2014, referendado pelo Superintende Regional do IPHAN/BA, autorizar a construção do empreendimento, antes do requerido tomar posse no cargo de ministro, não é bastante para afastar, de plano, a possibilidade de responder durante a instrução processual pelas condutas ilícitas relatadas na inicial, uma vez que há evidências de que atos posteriores àqueles ocorreram, e estão relacionados ao período em que o Sr. Geddel Quadros encontrava-se como Ministro-Chefe da Secretaria de Governo, do atual Presidente da República”.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Juíza do DF aponta em despacho indisciplina de Geddel na prisão

10/7/2018
Migalhas Quentes

STF recebe denúncia contra Geddel e seu irmão, deputado Federal Lúcio Vieira Lima

8/5/2018
Migalhas Quentes

Fachin nega recursos em inquérito do quadrilhão do PMDB na Câmara

14/12/2017
Migalhas Quentes

Fachin revoga prisão domiciliar de ex-assessor de Geddel

29/11/2017
Migalhas Quentes

Geddel é preso pela PF

3/7/2017

Notícias Mais Lidas

PF investiga fraude de R$ 6,3 bilhões no INSS; Justiça afasta presidente

23/4/2025

Advogado vê parcialidade, grava audiência e juiz se declara suspeito

22/4/2025

Unimed deve devolver valores de reajustes abusivos de plano desde 2020

23/4/2025

TST: Anulada justa causa de bancária que fazia crossfit durante licença

22/4/2025

STF vê melhora de Bolsonaro ao participar de live e manda citar na UTI

23/4/2025

Artigos Mais Lidos

É agora ou nunca. A janela que se abriu com a IA generativa não vai durar para sempre

22/4/2025

Nova regra para trabalho em feriados e domingos: O que muda para as empresas a partir de julho de 2025?

23/4/2025

Holding patrimonial: Benefícios, economia tributária e por que fazer agora

22/4/2025

STF reforça a licitude da terceirização em atividade-fim e suspende todas as ações envolvendo o tema “pejotização”

22/4/2025

10 informações jurídicas essenciais acerca do inventário

21/4/2025