Migalhas Quentes

JF libera licenças ambientais de restaurante em Jericoacoara

Restaurante é localizado às margens da Lagoa do Paraíso, em Jijoca de Jericoacoara.

11/6/2018

O juiz Federal Sérgio de Norões Milfont Júnior, da 18ª vara da JF/CE, deferiu pedido de tutela antecipada requerida em caráter antecedente, para determinar a cessação de decisão que determinou a suspensão das licenças ambientais concedidas ao restaurante Jardim do Alchymist, localizado às margens da Lagoa do Paraíso, em Jijoca de Jericoacoara.

De acordo com os autos, o restaurante operava regularmente empreendimento turístico numa área de 3,85 hectares. No entanto, os efeitos das suas licenças foram suspensos pela Semace sob o fundamento de ocupação indevida de APP. Posteriormente, a suspensão foi cessada a partir da celebração de TAC firmado entre as partes, por meio do qual, em suma, a entidade ambiental comprometer-se-ia a delimitar a área da APP da Lagoa do Paraíso, e a parte autora a adequar seu empreendimento, em seis meses, a essa futura delimitação.

Tempos depois, a Semace, baseada em relatórios técnicos, determinou a suspensão imediata das atividades da autora, de forma, portanto, contrária ao estabelecido no TAC.

Segundo o juiz, não há informações definitivas e seguras sobre a real delimitação da APP na Lagoa de Jijoca, de modo que “se mostra precipitada a imposição da paralisação das atividades da autora, sujeitando-a a prejuízos irreversíveis e de grande vulto”.

Neste ponto, ainda de acordo com o magistrado, que não se vislumbra, ainda, risco de prejuízo inverso ao meio ambiente que justifique a medida, uma vez que nada foi referido nos autos nesse sentido, havendo, pelo contrário, em relação ao empreendimento em questão, além das licenças deferidas pela Semace, após processo de licenciamento, anuência da Secretaria do Meio Ambiente, certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros, outorga para uso de poço profundo por parte da Secretaria de Recursos Hídricos, alvará de funcionamento e alvará sanitário de regularidade.

Os advogados Giuliano Fernandes e Marcus Almeida, do escritório Albuquerque Pinto Advogados, representam o Jardim do Alchymist no caso.

Veja a íntegra da decisão.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024