Inovação social consiste em uma ruptura na maneira de fazer as coisas, uma descontinuidade com relação às soluções habitualmente oferecidas. Ela fornece uma resposta criativa a problemas de ordem econômica e social. O tema está presente em várias esferas: escolhas pessoais, gestão pública, responsabilidade social e empresarial, cidadania, desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.
O livro traz exemplos de como a inovação social pode ser uma ferramenta de transformação para diversos setores da sociedade. Assim, com uma visão sistêmica, o livro analisa a inovação social por meio de quatro pontos de vista: Gente e inovação social; Empreendedorismo, binômio Sociedade e Governo e Natureza.
Outro aspecto importante na obra é a possibilidade de identificar inovações sociais no nosso dia a dia. Associações de moradores buscando novas formas de se organizar, organizações sociais criando novos serviços de apoio para reduzir a pobreza e aumentar a qualidade de vida das pessoas de baixa renda, entre outros exemplos. O livro também destaca que as inovações sociais não envolvem necessariamente o uso de tecnologias avançadas, mas certamente a tecnologia tem permitido a aceleração do ritmo de mudança no setor social.
Sobre o autor:
Luciano Porto é fundador de BRZL.ORG, um centro de pesquisa em inovação social. Advogado formado pela PUC-Rio em 1992, com mestrado (LL.M.) pela Columbia University Law School em 1998. É pesquisador em temas de Direito e Desenvolvimento.
__________
Ganhadora:
-
Miriam Marques Figueira Santos, de Cacoal/RO