Sorteio de Obra
Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de dois exemplares do livro "Criônica" (editora Edições Inteligentes, 374 p.), escrito e gentilmente oferecido por Pinheiro Rodrigues.
Constatada a impossibilidade da cura, diante das limitações atuais da ciência médica, os rebeldes apostam, corajosamente, com posterior retorno à vida, após algumas décadas. Se a célula sexual já pode ser preservada no frio, gerando anos depois, mamíferos normais, por que isso não seria alcançável futuramente com corpos humanos? Para isso, depositam esperança também nas células-tronco e, notadamente, nos quase inacreditáveis recursos da Nanotecnologia – tema bastante debatido no livro.
Um eventual "retorno" à vida, com ou sem aspas, apresenta problemas que podem interessar àqueles leitores com gosto por enredos relacionados com julgamentos <_st13a_personname w:st="on" productid="em tribunais. Um">em tribunais. Um exemplo: quando em "suspensão criogênica", isto é, congelado, ocorre contra o "provável falecido" a prescrição criminal? É um tema que preocupa o personagem principal de nossa história, um banqueiro condenado por homicídio e remessa legal de moeda para o exterior. Além de pretender livrar-se, no futuro, do mal incurável que o aniquila, e sendo um extremado admirador do sexo feminino, não lhe é desagradável a idéia da remoção, no futuro, dos poucos genes responsáveis pelo envelhecimento. Ele quer recuperar parte da mocidade e dos anos perdidos no cárcere.
Trata-se de um livro não só interessante – pelo enredo -, como também pela carga de informações. Outras formas relacionáveis de "imortalidade" são discutidas no projeto de se congelar, tais como a imortalidade espiritual e a literária.
________________
Rachel Moraes Castro, de Joinville/SC
Juvenal Campos, de Campo Grande/MS