Migalhas Quentes

TJ/RJ elege pela primeira vez membros do Órgão Especial

22/6/2006


Eleições para o Órgão Especial


TJ/RJ elege pela primeira vez membros do Órgão Especial

 

Os desembargadores Fabrício Paulo Bagueira Bandeira Filho, Valéria Garcia da Silva Maron, Helena Goldenzon Bekhor, Cássia Medeiros, Marcus Tullius Alves, Salim José Chalub e Telma Musse Diuana são os novos integrantes do Órgão Especial, instância máxima do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Eles foram eleitos ontem pelo Tribunal Pleno, que contou, no primeiro escrutínio, com a participação de 139 desembargadores do TJ.

 

A eleição foi realizada pela primeira vez, após critérios estabelecidos na Resolução 16, do CNJ, e em atendimento à Emenda Constitucional nº 45/2004, da Reforma do Judiciário. Dos sete desembargadores, os seis primeiros são magistrados de carreira. A desembargadora Telma Diuana, no entanto, originária do Ministério Público, ocupará a única vaga a ele destinada.

 

O desembargador Sergio Cavalieri Filho comentou que o Tribunal de Justiça do Rio nunca se opôs à eleição. “Esse Tribunal sempre disse e repetiu que não resistia e nem se opunha à eleição, mas gostaria de fazê-la dentro das regras e com ordem”, afirmou Cavalieri, ao anunciar o resultado da votação.

 

Os magistrados de carreira foram eleitos no primeiro turno da eleição, que teve início ao meio-dia. O desembargador Fabrício Bandeira recebeu 102 votos; Valéria Maron, 97; Helena Bekhor, 86; Cássia Medeiros, 77; Marcus Tullius, 77; e Salim Chalub, com 73 votos. Quanto à vaga do Ministério Público, as desembargadoras Telma Diuana e Maria Henriqueta do Amaral receberam, respectivamente, 60 e 39 votos, menos dos 70 exigidos. Com isso, foi realizado segundo turno, com a participação de 119 votantes sendo eleita a desembargadora Telma Musse Diuana, com 71 votos.

 

Os desembargadores que receberam muitos votos, mas não conseguiram se eleger, serão suplentes dos eleitos. São eles: Paulo César Salomão, Paulo Gustavo Rebello Horta, Fernando Cabral, Nagib Slaib Filho, Milton Fernandes, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. A suplente da desembargadora Telma Diuana é a desembargadora Maria Henriqueta, a segunda mais votada.

 

Os eleitos vão compor o Órgão Especial juntamente com os desembargadores Marcus Antonio de Souza Faver, José Lucas Moreira Alves de Brito, Manoel Carpena Amorim, Laerson Mauro, Sergio Cavalieri Filho, Luiz Eduardo Guimarães Rabello, Celso Muniz Guedes Pinto, Amaury Arruda de Souza, José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, Sylvio Capanema de Souza, Marlan de Moraes Marinho, Roberto Wider, Paulo Roberto Leite Ventura, Mariana Pereira Nunes Feteira Gonçalves, José Pimentel Marques, Roberto de Souza Cortes, Ronald dos Santos Valladares e Newton Paulo Azevedo da Silveira.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024