Sorteio de Obra
Migalhas sorteou dois exemplares do livro "Procedimento Sumário" (216 p.), escrito por José Luiz Mônaco da Silva, gentilmente oferecido pela editora Leud. Confira os ganhadores abaixo.
Ao usar o vocábulo rito - rito sumário -, está se referindo a procedimento sumário. O procedimento sumário, como de resto todos os procedimentos existentes no Código de Processo Civil, estabelece um caminho a ser rigorosamente observado pelas partes e pelo juiz da causa. Manda o art. 277, caput, do referido diploma que o juiz, estando em termos a petição inicial, designe audiência de conciliação e determine a citação do réu.
Não poderia o juiz, ao arrepio das disposições legais expressas, determinar tão-somente a citação da parte ré, sem designar audiência de conciliação. Haveria, na espécie, flagrante desrespeito ao rito traçado pelo legislador. Da mesma forma, não poderia o juiz permitir que a Fazenda Pública, figurando no processo como parte ré, pudesse ser citada sem a antecedência mínima a que se refere o art. 277, caput, do CPC.
O livro apresenta os seguintes capítulos - Conceitos Básicos; Procedimento Sumário; Tramitação Processual e Apêndice.
José Luiz Mônaco da Silva é Procurador de Justiça de São Paulo; Especialista <_st13a_personname w:st="on" productid="em Interesses Difusos">em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Mestre <_st13a_personname w:st="on" productid="em Direito Ambiental">em Direito Ambiental e Cidadania pela Universidade Salesiano de Lorena (UNISAL – Lorena); Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC. Membro da União Brasileira de Escritores. Professor de Direito Processual Civil da Universidade São Francisco.
________________
- Rodrigo Ghesti, de Curitiba/PR
-
Marcelino Pereira Damasceno, de Coaraci/BA