Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Procedimento Sumário"

14/6/2006


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou dois exemplares do livro "Procedimento Sumário" (216 p.), escrito por José Luiz Mônaco da Silva, gentilmente oferecido pela editora Leud. Confira os ganhadores abaixo.


Segundo o autor, procedimento é o itinerário preestabelecido pela lei processual, de observância obrigatória, com a finalidade de instrumentalizar o processo, solucionar os conflitos de interesses e restaurar a paz social. Rito, caminho, itinerário são sinônimos de procedimento.

Ao usar o vocábulo rito - rito sumário -, está se referindo a procedimento sumário. O procedimento sumário, como de resto todos os procedimentos existentes no Código de Processo Civil, estabelece um caminho a ser rigorosamente observado pelas partes e pelo juiz da causa. Manda o art. 277, caput, do referido diploma que o juiz, estando em termos a petição inicial, designe audiência de conciliação e determine a citação do réu.

Não poderia o juiz, ao arrepio das disposições legais expressas, determinar tão-somente a citação da parte ré, sem designar audiência de conciliação. Haveria, na espécie, flagrante desrespeito ao rito traçado pelo legislador. Da mesma forma, não poderia o juiz permitir que a Fazenda Pública, figurando no processo como parte ré, pudesse ser citada sem a antecedência mínima a que se refere o art. 277, caput, do CPC.

O livro apresenta os seguintes capítulos - Conceitos Básicos; Procedimento Sumário; Tramitação Processual e Apêndice.

José Luiz Mônaco da Silva é Procurador de Justiça de São Paulo; Especialista <_st13a_personname w:st="on" productid="em Interesses Difusos">em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Mestre <_st13a_personname w:st="on" productid="em Direito Ambiental">em Direito Ambiental e Cidadania pela Universidade Salesiano de Lorena (UNISAL – Lorena); Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC. Membro da União Brasileira de Escritores. Professor de Direito Processual Civil da Universidade São Francisco.
________________

Ganhadores:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Comissão de Segurança do Senado aprova porte de arma para advogados

9/4/2025

Decisões do juiz que usou nome falso podem ser anuladas? Advogado explica

8/4/2025

Juiz homologa fim de união estável em menos de 10 horas

9/4/2025

CNJ aposenta juíza e muda regras sobre prescrição e decadência

9/4/2025

Nova regra que restringe cidadania italiana é ilegal, diz especialista

9/4/2025

Artigos Mais Lidos

Cidadania para ítalo-brasileiros: Quid iuris?

9/4/2025

Alguns apontamentos sobre retificação da matrícula e o georreferenciamento de imóvel rural

10/4/2025

O envelhecimento é um ato solitário

9/4/2025

O papel dos magistrados na dinâmica processual e o indeferimento da desistência do recurso no âmbito do STJ

9/4/2025

Grupo Safras: Quando a recuperação judicial perde o propósito

10/4/2025