Migalhas Quentes

Papel do advogado é fundamental nos métodos consensuais de resolução de conflitos

A participação do profissional na conciliação está prevista na legislação

31/5/2017

Na conciliação e na mediação, que estão sendo usadas para solucionar conflitos, o advogado tem papel fundamental ao auxiliar seu cliente, indicando qual o método mais adequado, esclarecendo dúvidas e contribuindo com as tomadas de decisões.

A participação do profissional da advocacia é tão relevante que está prevista na legislação, conforme estabelece o artigo 3º do Novo Código de Processo Civil. Segundo o artigo 26 da lei 13.140/15, na mediação judicial, por exemplo, “as partes deverão ser assistidas por advogados ou defensores públicos”, ressalvados os casos relativos aos juizados especiais cíveis e criminais. Já no caso da mediação/conciliação extrajudicial, o artigo 10 da lei prevê a possibilidade (e não a obrigatoriedade) da assistência por parte de advogados e defensores nas audiências.

Segundo Mirian Queiroz, da Vamos Conciliar, o advogado tem grande importância no procedimento de mediação, pois poderá orientar seu cliente sobre as vantagens dos métodos consensuais, esclarecer questões jurídicas e ainda deixar o cliente seguro quando ao acordo, evitando, inclusive, desgastes emocionais.

É fundamental que o advogado seja colaborativo durante o procedimento. Assim, o mediador poderá exercer sua função de forma a facilitar o diálogo, identificando sentimentos, questões e interesses que serão trabalhados para o restabelecimento da comunicação e, consequentemente, para um acordo que melhor satisfaça as partes. Todos saem ganhando: as partes e os advogados.”

O tempo, a forma de realização das audiências e a economia também contam a favor da conciliação e da mediação. Mas, esta economia para as partes não significa redução nos honorários dos advogados. De acordo com o novo Código de Ética da OAB, em seu artigo 48, parágrafo 5º: “é vedada, em qualquer hipótese, a diminuição dos honorários contratados em decorrência da solução do litígio por qualquer mecanismo adequado de solução extrajudicial”.

___________


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Consumidor analfabeto é condenado por má-fé ao contestar empréstimo

26/12/2024

Indulto natalino beneficia mães, idosos e pessoas com doenças graves

24/12/2024

Vereador é condenado por falas contra baianos: "vive tocando tambor"

26/12/2024

Daniel Silveira é preso novamente após descumprir regras de Moraes

24/12/2024

Governo publica decreto para disciplinar uso da força policial

25/12/2024

Artigos Mais Lidos

Doença degenerativa da coluna lombar aposenta? Entenda!

26/12/2024

“Salve o Corinthians”

24/12/2024

Comentários ao acórdão proferido no RE 107.248 sobre terço de férias

26/12/2024

A utilização da inteligência artificial no franchising

24/12/2024

Comentários ao anteprojeto do Código de Processo do Trabalho - Do incidente de declaração de grupo econômico (art. 115)

25/12/2024