Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Controle Minoritário - Dissociação Entre Voto e Participação Econômica na Companhia Aberta"

A obra analisa o fato de que as companhias de grande porte tem acionista controlador, à exceção dos EUA e do Reino Unido, em que a atividade empresarial é exercida pelos administradores.

12/4/2017

O livro "Controle Minoritário - Dissociação Entre Voto e Participação Econômica na Companhia Aberta"(Quartier Latin - 261p.), escrito por Luís André N. de Moura Azevedo, consiste em adaptação da tese intitulada "Concentração e dispersão do poder nas organizações coletivas finalísticas. Regime Jurídico da companhia aberta integrante do novo mercado da bolsa de valores: o papel decisivo desempenhado pelos instrumentos jurídicos de dissociação entre representatividade política e participação econômica de acionistas no âmbito da companhia", concebida pelo autor sob orientação do professor Eduardo Secchi Munhoz e apresentada à banca examinadora do programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da USP.

Segundo o autor, a conformação de controle dominante em cada país resulta de uma série de fatores que levam ao surgimento e permanência de uma dessas variantes, ao mesmo tempo em que parecem inibir o desenvolvimento da estrutura alternativa.

No entanto, diz, a gradativa convergência global dos padrões de propriedade acionária a um denominador comum, aparentemente em curso – dos extremos da dispersão e concentração absolutas para o cenário intermediário dos blocos de participação minoritária relevante detidos por investidores institucionais – não tem sido acompanhada de transformações significativas nas estruturas de poder de controle interno dominantes em cada país.

Sobre o autor:

Luís André N. de Moura Azevedo é doutor em Direito Comercial pela USP. Especialista em Direito Societário e professor.

____________

Ganhadora :

Keity Farakassis Machado Costa, de Santana/SP

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

Supermercado indenizará em R$ 10 mil cliente acusada de furtar ração

6/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025